Volta Redonda abre exposição sobre trajetória do empresário Porfírio de Almeida

Título do Post Incrível
Mostra fica aberta para visitação até o dia 31 de outubro, na Galeria da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. Foto - Cris Oliveira

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abriu nesta sexta-feira (10) a exposição “Porfírio José de Almeida, dedicação à família e às obras estruturais”. A mostra fica aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A abertura da exposição contou com a participação da família de Porfírio e alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho.

Organizada para a inauguração do viaduto do bairro Voldac, que leva o nome do empresário, no último dia 30 de julho, a exposição reúne um acervo cedido pela família, com mais de 20 quadros, com as fotos de obras, além de um vídeo com depoimentos, que foi produzido especialmente para a exposição. As fotos, em sua maioria, são de autoria do fotógrafo Antônio Calino, e para a mostra foram reproduzidas por seu filho, Rodrigo Calino, que também é fotógrafo.

As fotos trazem lembranças do empresário, principalmente, na administração da empresa de Terraplenagem Almeida e Filho, que foi fundada em janeiro de 1960, em Volta Redonda. A empreiteira foi responsável por executar inúmeras obras de asfaltamento e de infraestrutura em Volta Redonda e em muitos municípios brasileiros.

A viúva, Marisa de Souza Almeida, destacou que a exposição é mérito do próprio Porfírio, que pedia ao fotógrafo Antônio Calino para acompanhar todas as obras e, por isso, eles têm todo o acervo.

“É a história de Volta Redonda e o prefeito Neto ficou motivado quando viu de fazer no dia da inauguração do viaduto uma exposição desse acervo. E o pessoal da Secretaria de Cultura quis dar mais essa oportunidade para as pessoas terem acesso e conhecimento das obras que a Almeida e Filho fez, tanto em Volta Redonda como também em vários estados. Eu só tenho que agradecer. Eu fico muito feliz que a memória dele seja preservada, no trabalho que ele fez e na dedicação que ele tinha pela empresa. Isso é muito bom para os jovens terem conhecimento, porque é assim: só com trabalho e dedicação que a gente vence”, disse Marisa.

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a relevância de Porfírio para a história de Volta Redonda. “Esta exposição é um tributo justo e necessário. Um resgate da memória, mas também a celebração de um visionário, que contribuiu muito para o progresso da nossa cidade. Somos muito gratos a tudo que o Porfírio fez por Volta Redonda”, afirmou.

A curadoria da exposição ficou a cargo da assessora da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, que destacou a importância de as pessoas terem acesso a essas informações do passado, das obras e da construção da cidade.

“Foi bem legal conviver com a Dona Marisa, conhecer um pouco da história da empresa e da família. Muito feliz de estar trazendo isso agora para mais dias, para mais pessoas poderem ver. Então hoje a gente abre com uma turma de futuras professoras, porque a gente também entende que elas precisam ter acesso a essas informações para que essa história, que é a história de Volta Redonda, não seja esquecida, que elas possam passar para frente”, ressaltou. Renata.

“Eu achei muito interessante, porque eu não sabia a história. Eu achei muito legal o orgulho que a família do Porfírio fala sobre a história dele”, afirmou a aluna do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, Thuany Gabriele.

“Foi muito bom para essa nova geração conhecer a história da cidade, da empresa, que batalhou tanto e conseguiu erguer várias pontes, viadutos. Muito bom”, disse a professora Luciene Guerra.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.