Barra do Piraí participa do lançamento do Pacto Nacional pelos Animais e garante avanços no setor

Título do Post Incrível
Segundo a superintendente do Bem-Estar Animal, em breve o município irá aderir a sistemas do Governo Federal, alinhando-se 100% às políticas públicas da União. Divulgação/PMBP

A Superintendência do Bem-Estar Animal de Barra do Piraí participou, nos dias 8 e 9 de outubro, do lançamento do Pacto Nacional pelos Animais e do Fórum Regional de Manejo de Cães e Gatos. O encontro foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, na sede da OAB-RJ.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos setores para discutir estratégias e iniciativas voltadas ao manejo populacional ético, com foco na promoção do bem-estar de cães e gatos e na preservação da saúde pública.

Representando o município de Barra do Piraí, estiveram presentes no evento a superintendente do Bem-Estar Animal, Luciene Maria, e a coordenadora especial de saúde veterinária da pasta, Márcia Brair.

“Barra do Piraí realizou a tão esperada travessia, agora faz parte de um seleto grupo de municípios brasileiros que têm na causa animal um compromisso ético e político da gestão pública. Barra do Piraí está se alinhando 100% com as políticas públicas do Governo Federal, otimizando o bem-estar dos animais com os direitos já adquiridos por eles em várias legislações do âmbito federal e estadual, sendo o segundo município do estado a estar implantando a capacitação do Plano de Manejo de Cães e Gatos”, disse Luciene Maria.

Com esse planejamento, espera-se, especialmente, controlar o número de animais de maneira segura, por meio de castração, microchipagem e do registro dos animais. Através disso, o pacto também busca estimular a guarda responsável, reduzir o número de abandonos, promover uma convivência harmoniosa entre os animais e a sociedade, auxiliar no controle das zoonoses e mais.

A superintendente afirmou que, em breve, o município também irá aderir a dois sistemas criados pelo Governo Federal: o “SinPatinhas”, que é uma ferramenta pública, gratuita e digital para registrar cães e gatos em todo o território nacional; e o “ProPatinhas”, o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, que tem como objetivo fortalecer a proteção e o bem-estar de cães e gatos em todo o Brasil.

Como funcionam o SinPatinhas e o ProPatinhas?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o ProPatinhas é um programa federal que prevê apoio técnico, normativo e financeiro da União para que estados e municípios possam implementar ações voltadas ao bem-estar animal. Entre as principais iniciativas estão a castração, microchipagem, o enfrentamento ao abandono e outras medidas que promovem a proteção e o cuidado com cães e gatos em todo o país.

O SinPatinhas, por sua vez, é parte integrante do ProPatinhas e tem como objetivo retirar os animais da condição de invisibilidade. O sistema reúne dados essenciais para o planejamento de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, permitindo o cadastro nacional de pets. Para registrar um animal, basta que o tutor acesse o sistema utilizando a conta Gov.br.

“A chegada desses sistemas a Barra do Piraí representa um marco importante para a causa animal em 2025. Esse é um compromisso que assumimos com os protetores e estamos cumprindo com total empenho e dedicação. Com o apoio das esferas federal e estadual, e com toda a garra da prefeita Katia Miki e do deputado Marcelo Queiroz, tenho certeza de que nossa cidade tem tudo para se transformar em referência nacional no cuidado e proteção dos animais”, destacou a superintendente do Bem-Estar Animal de Barra do Piraí, Luciene Maria.

A adesão aos sistemas reforça o compromisso de Barra do Piraí com a causa animal, que em breve se tornará uma secretaria.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.