Hemonúcleo de Volta Redonda terá campanha pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Título do Post Incrível
Na terça-feira (25), unidade vai receber alunos do IFRJ e o objetivo é promover ações para ampliar o número de doações durante toda a próxima semana - Divulgação/PMVR.

O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), terá a Semana do Doador Voluntário de Sangue entre os dias 24 e 28 deste mês. No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro (terça-feira), o Banco de Sangue vai receber alunos do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), mas o objetivo é promover ações para ampliar o número de doações durante toda semana.

De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Volta Redonda, Cristina Teixeira, a data especial marca a conscientização para doação em todo o Brasil – vale lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas.

“No início da semana, conversei com estudantes do IFRJ para conscientizar sobre a importância de fazer a doação e de se tornar um doador voluntário regular de sangue. Além disso, pedimos que eles fossem multiplicadores da informação dentro da família e nas comunidades que moram e frequentam”, afirmou Cristina, falando que no Dia do Doador de Sangue espera receber estudantes do ensino médio à graduação do IFRJ.

Um doador voluntário regular é alguém que doa sangue de forma voluntária e periódica, ajudando a manter os estoques de sangue sempre abastecidos. Para ser doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e seguir os intervalos para doação (a cada 90 dias para mulheres e 60 dias para homens). É importante lembrar que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos e menores de 18 anos precisam de autorização legal.

“Precisamos manter a adesão dos voluntários que são fundamentais para o funcionamento do hemonúcleo. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, pois a demanda é alta”, disse a responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue, convidando a população a fazer a doação.

A unidade de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, além do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves, no Aterrado; três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios (Pinheiral e Piraí).

Serviço:

O Hemonúcleo de Volta Redonda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, exceto feriados e fins de semana. No ato do atendimento, os doadores precisam apresentar documento de identificação com foto, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue.