Volta Redonda terá nova audiência pública para Revisão do Plano Diretor Participativo 

Título do Post Incrível
Encontro com a população para planejar o desenvolvimento urbano do município nos próximos 10 anos será no próximo dia 26; moradores também podem dar sugestões on-line. Foto: Adriana Cópio – Secom/PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), promove no próximo dia 26 (quinta-feira), às 19h, na Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Volta Redonda (PDPDU-VR) – Fase Diagnóstico.

O novo encontro com a população dá continuidade ao processo participativo de revisão do Plano Diretor do município, que tem como objetivo levantar os interesses do município e da sociedade para nortear o planejamento do desenvolvimento urbano de Volta Redonda para os próximos dez anos.

“A revisão do Plano Diretor Participativo, em curso, dá oportunidade para repensar o futuro da cidade, considerando sua forte história industrial e as novas possibilidades de desenvolvimento sustentável. A participação social nas fases de diagnóstico e prognóstico é essencial para captar percepções, necessidades e aspirações da população que nem sempre são evidentes nos dados técnicos”, explica o diretor-presidente do IPPU, Abimailton Pratti, convidando a todos para participarem do encontro ou contribuir on-line com a elaboração do documento.

O plano diretor de uma cidade é uma lei municipal que funciona como um instrumento de planejamento urbano para guiar o crescimento e desenvolvimento, incluindo o uso do solo, habitação, mobilidade e meio ambiente. O documento estabelece diretrizes, políticas e estratégias para organizar o espaço urbano e garantir a melhoria da qualidade de vida, tendo como base a participação da sociedade.

“O plano diretor interfere diretamente nas decisões sobre onde construir, onde criar áreas verdes e como facilitar a mobilidade”, reforçou Abimailton.

Consulta pública on-line

Para facilitar a participação ativa da população na revisão do Plano Diretor, além da realização das audiências públicas, a prefeitura disponibilizou uma consulta on-line.

Basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6yWcW9LPqEtfu4Ids3AiGI2rQMpd_BWiZbWBrChpL85Hkew/viewform para contribuir com a Fase Diagnóstico do documento.

Entre os tópicos disponíveis estão Habitação (Moradia), Desenvolvimento Social e Econômico, Mobilidade/Transporte, Meio ambiente e Planejamento Urbano.