A Prefeitura de Volta Redonda vem promovendo uma série de melhorias na Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres, localizada no Laranjal, para melhorar o conforto e comodidade dos usuários que circulam pelo local diariamente. Recentemente, o espaço – que abriga, além do transporte de passageiros, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e outros serviços públicos – ganhou novos banheiros com acessibilidade, novo espaço de atendimento do Detro-RJ (Departamento de Transporte Rodoviário do Rio de Janeiro), além de monitoramento por câmeras ampliado.
Em relação aos sanitários, no total são cinco novos espaços: dois banheiros de uso geral (masculino e feminino); um fraldário; e dois banheiros destinados (masculino e feminino) para pessoas com deficiência (PCDs), que contam, ainda, com compartimentos de descarte de bolsa de ostomizados.
“A rodoviária mudou bastante e identificamos que o saguão principal se tornou mais ativo. Com isso, decidimos construir novos banheiros virados para esse espaço. Os sanitários contam, agora, com melhor ventilação e iluminação, com passagem de luz e ar por dois lados, além do espaço para descarte da bolsa de ostomizado. Além do fraldário, que era uma demanda dos usuários”, explica o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.
O posto de atendimento do Detro-RJ, que tinha entrada voltada para a Avenida dos Trabalhadores, foi revitalizado por meio de convênio entre os governos municipal e estadual, proporcionando melhor acesso aos usuários.
“Melhoramos a estrutura do espaço de atendimento do Detro e trouxemos o acesso para o corredor de circulação interna da rodoviária, proporcionando mais segurança para quem acessa o serviço”, explica o secretário.
A rodoviária municipal também teve ampliado seu sistema de câmeras de monitoramento, que são interligadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O número de equipamentos passou de 16 para 32, e mais estão previstos para serem instalados, conforme o local vai passando por mudanças.
“Também já contamos com a atuação das equipes do programa Segurança Presente durante o dia e de agentes da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), garantindo um conjunto de medidas de segurança 24h para a população que utiliza a rodoviária”, cita Barenco, acrescentando que mais melhorias estão previstas para o local.
“Os próximos passos são a instalação e Wi-fi e melhorias nas instalações da administração e nos espaços referentes à limpeza do terminal, melhorando a manutenção. E futuramente vamos implementar o CCO (Centro de Controle Operacional) para modernizar a administração e operacionalização dos semáforos”, afirma o secretário.