Por Sônia Paes
Prefeitos da região embarcam em dezembro para Brasília com o intuito de se reunirem com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Vão pedir aumento no teto de investimentos principalmente para pacientes oncológicos. A data da reunião será definida pelo deputado federal Lindbergh Faria (PT), articulador do encontro ao lado de André Ceciliano, secretário de Relações Institucionais da Presidência da República. Os dois visitaram a Costa Verde e o Sul Fluminense entre sexta-feira, dia 10, e sábado, dia 11.
No encontro em Angra dos Reis, Lindbergh e Ceciliano trataram também da emblemática discussão sobre as obras da usina nuclear Angra 3, iniciadas ainda na década de 80 e paralisadas atualmente. O secretário confirmou a intenção de Lula reativar o ramal ferroviário entre Angra e Barra Mansa, por meio do Ministério dos Transportes. A informação sobre a intenção de tirar o projeto do papel foi dada pelo Tribuna Livre.
A reunião no município da Costa Verde, ocorrida no Clube Comercial, no Centro, teve a presença de militantes do PT, incluindo o ex-prefeito José Marcos Castilho, e o vereador Vaguinho de Paraty, entre outras lideranças. Eles se encontram ainda com o prefeito Cláudio Ferreti.
Encontro no Sul Fluminense
Lindbergh e Ceciliano deram continuidade à maratona política e no sábado, dia 11, estiveram ao lado de cerca de 12 prefeitos. O encontro – divulgado pela Agenda do Poder – foi preparado pelo ex-governador Luiz Fernando Pezão, prefeito de Piraí. Entre eles, Andrezinho Ceciliano (PT), prefeito de Paracambi.
A principal pauta foi a questão da saúde pública, que, segundo os prefeitos, precisam de mais investimentos. O prefeito Antonio Francisco Neto, de Volta Redonda, aliado de primeira hora de Pezão, também participou da discussão. O município, inclusive, teve estado de calamidade financeira decretada. Neto prepara contenção de despesas nos cofres públicos.
Presenças
Os prefeitos do interior do Estado do Rio de Janeiro que estiveram na reunião que discutiu a busca por mais investimentos na Saúde, foram Katia Miki, de Barra Piraí; Affonso Monnerat, de Bom Jardim; Canelinha, de Paraíba do Sul; Alexandre Serfiotis, de Porto Real; Luciano Muniz, de Pinheiral; Rodrigo Cibalena, de Rio das Flores; e Maneko Artemenko, de Paulo de Frontin.
Medidas de contenção em Volta Redonda
Um dia antes da reunião com o secretário de Lula e o deputado federal Lindbergh Faria, o prefeito Neto reafirmou aos secretários municipais a necessidade de um plano de contenção de gastos.
– Cada ação será importante. Precisamos muito que esse senso de urgência esteja presente em cada um dos nossos gestores. Vamos vencer esta crise juntos – afirmou o prefeito.