Equipe da Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda convida para o Bloco Unidos da Prevenção neste Carnaval

Título do Post Incrível
Panfletos educativos serão distribuídos ao público do desfile do Bloco da Vida, neste sábado (14) à noite, na Vila Santa Cecília. Foto: Secom/PMVR

A equipe da Linha de Atenção Oncológica (LAO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda fará campanha de prevenção ao câncer no Carnaval 2026. Panfletos educativos sobre o tema serão distribuídos durante o desfile do Bloco da Vida neste sábado (14), a partir das 20h, na Rua 14, na Vila Santa Cecília.  

A ação vai acontecer enquanto o público aguarda a passagem do maior bloco da Melhor Idade do Brasil. Com cerca de 600 componentes, o Bloco da Vida leva para avenida o enredo “Baile de Máscaras”, e a expectativa é reunir milhares de pessoas .   

“Vamos convidar a população para formar o Bloco Unidos da Prevenção, ressaltando que a alegria do Carnaval é ainda maior quando a gente cuida da saúde. Vamos lembrar que pequenas atitudes fazem grande diferença na prevenção ao câncer”, disse a coordenadora da LAO, a médica-oncologista Luciana Francisco Netto.  

De acordo com a enfermeira Nathália Beatriz de Almeida, que também faz parte da coordenação dos programas de prevenção ao câncer na SMS, a ação pretende ainda incentivar a população a procurar, logo após o Carnaval, atendimento na unidade da Atenção Primária de Volta Redonda mais próxima de casa para colocar os exames em dia.  

“Também vamos abordar a estrutura e a dinâmica da LAO, criada para garantir um fluxo contínuo e organizado do paciente, desde a Atenção Primária à Saúde até o atendimento especializado, atuando principalmente no diagnóstico de câncer de mama, ginecológicos e do trato gastrointestinal; o Prevenir, de rastreamento organizado do câncer do colo do útero e de mama; e o Prevenir 50+, que inclui o rastreamento de doenças crônicas não transmissíveis e cânceres do trato gastrointestinal e de pulmão”, resumiu a enfermeira.  

Principais dicas 

– Álcool com moderação: beba com consciência, intercale com água e respeite seus limites; 

– Proteja-se do sol: use protetor solar, boné ou chapéu e procure uma sombra. O câncer de pele é o mais comum do Brasil; 

– Hidrate-se: beber água ajuda a aguentar o ritmo da folia; 

– Use camisinha: previne ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o HPV (Papilomavírus Humano), que está ligado a alguns tipos de câncer.