Em quatro anos, Ordem Pública consolida Volta Redonda como modelo de segurança integrada e proximidade com a população

Título do Post Incrível
Secretaria celebra resultados expressivos na prevenção e redução da criminalidade após investimentos em tecnologia. Divulgação/PMVR

Há quatro anos, Volta Redonda dava um passo decisivo na construção de uma cidade mais segura, com a criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). De lá para cá, o município se consolidou como modelo de gestão que integra forças de segurança, tecnologia e comunidade, tornando-se referência em prevenção, redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança.

A atuação da Semop é percebida diariamente nas ruas, com agentes em patrulhamento, guardas municipais em contato direto com os moradores e equipes de fiscalização presentes em todos os bairros. A proximidade com a população e o cuidado com o patrimônio público se tornaram marcas da secretaria, que ampliou o conceito de segurança para além da repressão ao crime, priorizando também o policiamento de proximidade e o aumento da sensação de segurança.

Investimentos e planejamentos em segurança

Entre os marcos da pasta está a criação de protocolos rigorosos para a realização de eventos públicos. O planejamento e a integração entre as forças de segurança têm garantido a tranquilidade em grandes celebrações, como Carnaval, Folia de Reis e shows com grande público, sem registro de incidentes relevantes.

Outro destaque foi a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública, que inclui o Proeis – programa com policiais militares atuando em seus dias de folga. O serviço reforça o policiamento ostensivo em diversas regiões, otimizando recursos das outras forças de segurança. A cidade também conta com a “Operação Segurança Presente”, que mantém equipes em pontos estratégicos como a Vila Santa Cecília, Avenida Amaral Peixoto e Rodoviária Municipal, e recentemente contou com o apoio do programa “Bairro Presente”, com policiais do 28º Batalhão de Polícia Militar nos bairros Colina, Monte Castelo, São Geraldo, São João e Laranjal.

Aliado a esse trabalho de policiamento ostensivo, a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) conta hoje com as patrulhas especializadas de proteção aos idosos, às mulheres, crianças, adolescentes, estudantes, animais e meio ambiente, além de combate aos preconceitos contra pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e de cunho religioso. Todas idealizadas pelo secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Tecnologia a serviço da segurança

A tecnologia é outro pilar do trabalho da Semop. Desde 2009, com a criação do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) na gestão do prefeito Antonio Francisco Neto e com o assessoramento de Coronel Henrique, Volta Redonda é reconhecida pelo monitoramento 24 horas por câmeras.

Em 2021, já como titular da Semop, Coronel Henrique encontrou um cenário de precariedade no Ciosp, com centenas de câmeras inutilizadas, o que fez com que as energias fossem voltadas para uma reconstrução de todo o sistema de monitoramento.

Hoje, Volta Redonda dispõe de mais de 2 mil câmeras integradas às forças de segurança, com equipamentos particulares incorporados, sistemas de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e softwares de análise de comportamento, botão de pedido de ajuda – dispositivo eletrônico de geolocalização e silencioso implementado para grupos específicos em situações de risco, como mulheres com medida protetiva, taxistas e idosos vítimas de violência. Tudo isso auxilia na prevenção e solução rápida de ocorrências. O investimento fez do município uma das referências no estado quando o assunto é segurança inteligente.

Parcerias e apoio da sociedade

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, elogiou a postura do prefeito Antonio Francisco Neto com relação à segurança pública e as parcerias com o Governo do Estado.

“O prefeito Neto é um incentivador permanente das ações de segurança pública. Com uma gestão que entende que segurança é parte essencial da qualidade de vida da população, tem nos apoiado e priorizado investimentos que fortalecem a nossa capacidade de atuação, integrando tecnologia, estrutura e recursos humanos. Agradecemos também ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, que são grandes parceiros da segurança pública de Volta Redonda”, disse Coronel Henrique, completando:

“Além dos nossos parceiros das polícias Militar: comandantes do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área) e 28º BPM, coronéis Ronaldo Martins e Moisés Sardemberg; da Civil, o delegado titular da 93ª DP, Vinícius Coutinho, o delegado adjunto José Carlos Neto, a delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juliana Montes; e da Polícia Federal, delegado Carlos Alberto da Silva Santos”, disse.

Para o secretário, além dessas parcerias, a sociedade volta-redondense tem sido fundamental para a construção do atual cenário da segurança pública na cidade.

“A segurança pública é construída a muitas mãos. Não existe sucesso da segurança pública sem a participação da sociedade. Não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas podemos contar com cidadãos de bem, bem orientados e conectados à Segurança Pública, que ajudam a encurtar a distância entre o problema e a solução. Nenhuma tecnologia, programa ou patrulha tem sucesso sem o apoio da população. Quando o cidadão de bem participa, denuncia e confia, a cidade toda ganha. É assim que temos transformado o cuidado em resultado”, concluiu Coronel Henrique.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.