Saae-VR comunica que calor intenso, oscilações de energia e aumento no consumo exigem o uso consciente da água para evitar crise hídrica.

Título do Post Incrível
Saae-VR alerta para risco de falta d'água devido às altas temperaturas e pede que população evite desperdícios como lavar calçadas com mangueira - Foto: Divulgação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) emite um alerta à população, devido à onda de calor excessivo que atinge o município neste final de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Volta Redonda está entre as 22 cidades do Estado do Rio de Janeiro que estão em situação de alerta devido às altas temperaturas .

O calor intenso gera um reflexo imediato no consumo de água, que chega a aumentar em até 30% se comparado a outras épocas do ano. Parte desse aumento vem acompanhado de desperdícios, o que pode comprometer o abastecimento na cidade. Por isso, a Saae-VR pede à população que evite práticas como lavar calçadas com mangueira, tomar banhos prolongados, deixar torneiras abertas e não corrigir vazamentos internos. Tais atitudes, se mantidas, podem provocar desabastecimento.

O Saae-VR ressalta ainda que problemas elétricos, como picos e oscilações de energia, impactam negativamente o funcionamento dos sistemas de bombeamento. Diferentemente da energia elétrica, cujo retorno é imediato, a normalização do abastecimento de água é mais lenta, levando de 3 a 4 dias para recuperar os níveis dos reservatórios e do sistema de distribuição após uma interrupção.

Para reforçar o abastecimento emergencial, o Saae-VR está operando com 10 caminhões-pipa em diferentes localidades, atendendo aos pedidos registrados pela população. As solicitações podem ser feitas através da Central de Atendimento pelo número 115.