Guarda Municipal de Barra Mansa inicia curso para porte de arma

Título do Post Incrível
Capacitação prepara agentes para atuação armada e reforça investimentos na segurança pública do município. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou nesta segunda-feira (22), o Curso de Armamento e Tiro para o Porte de Arma da Guarda Municipal. A capacitação acontece na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), no Centro, e representa mais um importante passo no fortalecimento da segurança pública da cidade.


O primeiro dia de atividades contou com a presença do prefeito Luiz Furlani; da comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Amanda Neves Ferreira; do secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar de Carvalho; do comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM), Paulo Sérgio Valente; da presidente do Conselho Municipal de Segurança, Regina Dornas; dos vereadores Bruno Oliveira, Deco, Elias da Corbama, Jefferson Mamede, Júnior da Van, Klevis Farmacêutico e Marquinho Pitombeira; do presidente da CDL-BM, José Paulo Nogueira; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello.


As instruções são ministradas por especialistas do 28º BPM – policiais Moura e Welescley – que abordam temas relacionados ao uso responsável da arma de fogo, legislação, técnicas operacionais e procedimentos de segurança. A capacitação tem duração aproximada de 15 dias e carga horária de 160 horas-aula, distribuídas entre atividades teóricas e práticas.


Para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, os agentes foram divididos em turmas de dez integrantes, evitando impactos no efetivo que atua diariamente nas ruas. Após a conclusão da primeira turma, novos grupos passarão pelo treinamento.


O prefeito Luiz Furlani destacou a importância da qualificação dos agentes e das parcerias para o fortalecimento da segurança pública municipal.

Estamos investindo na capacitação, no preparo e nos equipamentos para que nossos guardas municipais atuem cada vez melhor em defesa da população e com segurança nas ruas. Ao final deste curso, teremos profissionais mais preparados, qualificados e habilitados a portar e utilizar essa arma com responsabilidade, sempre em defesa do cidadão. Agradeço a parceria da Câmara Municipal, das entidades representativas do comércio e da indústria, e também da Polícia Militar, que nos permite avançar rumo a uma cidade cada vez melhor para todos – destacou o prefeito.
O secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu, enfatizou que a iniciativa faz parte de um amplo conjunto de investimentos realizados pela administração municipal na área da segurança.

Barra Mansa vive um momento histórico de fortalecimento da segurança pública. Estamos investindo de forma contínua em tecnologia, equipamentos, estrutura e qualificação profissional, sempre com foco na proteção da população e na valorização dos nossos agentes. A formação para o porte de arma representa mais uma etapa desse processo de modernização da Guarda Municipal, garantindo melhores condições de trabalho e ampliando a capacidade de atuação da corporação – destacou Abreu, acrescentando:

O porte de arma exige responsabilidade, preparo técnico e equilíbrio emocional, e é exatamente isso que este curso proporciona. Vamos ampliar a presença ostensiva da Guarda nas ruas com profissionalismo, técnica e segurança. Além disso, já contamos com um guarda municipal da nossa corporação certificado e habilitado para atuar como instrutor, o que demonstra a evolução e o alto nível de qualificação que estamos alcançando – ressaltou o secretário.

Segurança e proteção

O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, enfatizou os benefícios que a capacitação trará para a atuação da corporação. “Este é um momento muito importante para a Guarda Municipal. Estamos nos preparando para oferecer ainda mais segurança à população, mas também para garantir mais proteção aos nossos agentes durante o exercício de suas funções. É um avanço para toda a cidade. Aproveito para agradecer ao 28º BPM e à tenente-coronel Amanda pela parceria e pelo apoio fundamental na realização deste treinamento”, afirmou.


Após a conclusão do curso, os resultados do treinamento e das avaliações de aptidão psicológica serão encaminhados à Polícia Federal, órgão responsável pela autorização do porte de arma de fogo. Com a liberação, os guardas municipais estarão aptos a atuar armados nas ruas, ampliando a capacidade de resposta da corporação e reforçando as ações de segurança no município.