A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa participou da premiação do ICMS Ecológico, realizada de forma virtual e referente ao Ano Fiscal 2026. Pelo quinto ano consecutivo, o município alcançou o 1º lugar no Índice de Destinação de Resíduos (IDR), indicador que avalia a forma como é realizado o descarte correto do lixo, garantindo a destinação adequada e reduzindo os impactos ambientais.
O IDR é um dos componentes do Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA), calculado a partir de análises desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Fundação Ceperj.
Investimentos ambientais
O ICMS Ecológico tem como objetivo ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seus territórios – como áreas de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento -, além de recompensá-los pelos investimentos ambientais realizados, já que esses benefícios são compartilhados regionalmente, a exemplo da gestão adequada de resíduos sólidos. Barra Mansa conta com um aterro sanitário licenciado e monitorado.