Festival do Envelhecimento Saudável promove lazer, esporte e convivência para idosos em Barra Mansa 

Título do Post Incrível
Com foco no fortalecimento do envelhecimento ativo, ação reuniu participantes de diversos polos na quadra do Clube Municipal. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa (SMJEL) – em parceria com o Centro de Atendimento ao Idoso – realizou na sexta-feira (12) o Festival Esportivo do Envelhecimento Saudável. O evento aconteceu na quadra do Clube Municipal e reuniu idosos de diferentes polos, proporcionando um momento especial de convivência, lazer e valorização da melhor idade.


A programação contou com jogos recreativos, brincadeiras, dança, sorteios, entrega de medalhas e um café da manhã preparado para acolher os participantes. A iniciativa reforça o incentivo ao envelhecimento ativo, estimulando a saúde física, emocional e social dos idosos.


A gerente de Envelhecimento Saudável da SMJEL, Amanda Ketlen, destacou a importância da ação:
– A gente fez esse evento pensando principalmente na socialização da melhor idade, pelo convívio social, pela interação e também em proporcionar um momento de descontração para eles, porque para a maioria não há muito disso no dia a dia. O único momento de lazer deles é quando vão aos nossos polos para fazer as atividades. Então pensamos em reunir todos os polos hoje, juntos, para esse momento de integração e diversão. Para agradar ainda mais, estamos realizando sorteios e várias brincadeiras, sempre promovendo saúde e bem-estar – contou Amanda.


A aposentada Regina Alves, de 77 anos, celebrou a iniciativa. “Eu estou amando participar. Faz muito bem pra gente ter um dia diferente, cheio de alegria. A minha brincadeira preferida foi o vôlei. Eu me diverti demais. Esses eventos dão ânimo, fazem a gente se sentir viva e acompanhada. Espero que aconteçam outras vezes – declarou Regina.


O supervisor do Centro de Atendimento ao Idoso, Jessé Luiz Mendes de Oliveira Trindade, ressaltou que as atividades como a realizada nessa sexta-feira são uma forma de continuidade no acompanhamento multidisciplinar da terceira idade.


– Nós temos a parte ambulatorial com as consultas médicas e os encaminhamentos para exames, mas a complementação disso é justamente o fortalecimento do vínculo e o incentivo ao esporte e à atividade física. O cuidado com a saúde através da atividade física contribui para diminuir a dependência das consultas médicas, e o município que consegue promover essas práticas saudáveis para os idosos com certeza vai ter uma população envelhecendo com mais qualidade de vida – afirmou Jessé.


O Festival Esportivo do Envelhecimento Saudável contou ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, das empresas Tecnomedi e Proquality e do vereador Eduardo Pimentel.