A Câmara Municipal de Volta Redonda recebe, nesta quarta-feira, 26 de novembro, a partir das 18h30, o “UBUNTU Negra Consciência”, evento inédito promovido pelo vereador Raone Ferreira, presidente da Comissão de Direitos Humanos. A iniciativa celebra, reconhece e valoriza a cultura, a ancestralidade e a resistência do povo preto da região. A idealização partiu de Preta Silvestre, integrante da comissão de organização do UBUNTU Negra Consciência, ao lado de outras lideranças pretas da cidade de Volta Redonda.
Programação e ancestralidade
Entre as integrantes da comissão de organização estão também Mãe Ciça Morais, Pai Sid Soares e Mãe Célia, importantes referências na espiritualidade, na cultura e na preservação da ancestralidade negra. Juntos, eles construíram uma programação que busca exaltar a ancestralidade, as trajetórias de resistência e as histórias inspiradoras que moldam a identidade negra em Volta Redonda.
Eixos de homenagem
O evento será organizado em cinco eixos de homenagem: Educação e conhecimento; Cultura, arte e identidade; Negócios de impacto; Profissões e carreiras; e Juventude e futuro. “Precisamos reconhecer a potência do povo preto da nossa cidade. Este evento abre as portas para que todas essas histórias, conquistas e lutas ganhem o espaço e o respeito que merecem”, afirmou Raone.