Barra do Piraí terá alistamento eleitoral de jovens pelo TRE

Título do Post Incrível
Colégio Barão do Rio Bonito receberá a ação no dia 13

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) levará o projeto #PartiuVotar para Barra do Piraí, na próxima segunda-feira (13) e terça-feira (14) para realizar o alistamento eleitoral de jovens com coleta biométrica. A ação é organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto e conta com apoio do Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante. A programação começa na manhã do dia 13, a partir das 8h, no Colégio Estadual Adelino Terra. À tarde, com início às 14h, será a vez do Colégio Estadual Barão do Rio Bonito. Já no dia 14 de outubro, a partir das 8h, o atendimento ocorrerá na Escola Estadual Álvaro Rocha.

Baixa adesão eleitoral

Todas as ações serão abertas ao público externo, além dos estudantes das instituições de ensino, e possui foco jovens de 15 a 19 anos, que é a faixa etária com baixa adesão ao cadastro eleitoral em Barra do Piraí. Segundo dados do Censo 2022, a cidade possui 6.066 jovens de 15 a 19 anos, dos quais apenas 27,28% já estão inscritos como eleitoras(es). Um dos menores índices do estado do Rio de Janeiro. Além do alistamento eleitoral, o #PartiuVotar promoverá palestras sobre cidadania e participação política.

Documentos necessários

Para emitir o primeiro título é necessário apresentar documento oficial de identificação (RG ou certidão de nascimento), comprovante de residência e, no caso de jovens do sexo masculino que completam 19 anos em 2025, o comprovante de quitação com o serviço militar. O #PartiuVotar é o nome do projeto de iniciativa estratégica do TRE-RJ, que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 16 ou 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.