Prefeitura implanta programa de integração das ações de Saúde e Esporte e Lazer para a Melhor Idade de Volta Redonda

Título do Post Incrível
Projeto ‘Cuidar +’ quer promover o envelhecimento saudável

A Prefeitura de Volta Redonda implantou o “Cuidar +”, um programa de integração das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Esporte Lazer (Smel), voltado para a Melhor Idade. O projeto tem uma proposta integrativa de promoção à saúde, prevenção de doenças e estímulo à prática de atividades físicas e sociais, contribuindo para o envelhecimento ativo e participativo dos idosos do município.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, pontuou que o envelhecimento populacional é uma realidade crescente no Brasil e em Volta Redonda a tendência se confirma. Este cenário demanda políticas públicas e ações concretas que promovam o envelhecimento saudável, com foco na melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar dessa população.

“Com o ‘Cuidar +’, executado em parceria com a Smel, vamos buscar mais saúde, mais prevenção e mais cuidado. Uma equipe da SMS vai percorrer os polos da Secretaria de Esporte e Lazer fazendo atendimentos como aferição de pressão arterial, medição de peso e altura, além de dar orientações em saúde. Vamos incentivar os idosos que praticam atividade física a ficarem atentos ao cuidado com a saúde e também provocar os que procuram as unidades da Atenção Primária a ingressarem num grupo para prática de atividades físicas”, explicou Márcia, reforçando que saúde e qualidade de vida caminham lado a lado.

“O ‘Cuidar +’ é uma iniciativa para concretizar o cuidado em rede da pessoa idosa. Às vezes, a gente está tão preocupado aqui na Smel em ofertar atividade física e esse idoso, que está aqui todo dia ou toda semana fazendo atividade com a gente, está afastado do cuidado clínico. Faz tempo que não faz um exame, por exemplo. Então o ‘Cuidar +’ proporciona esse cuidado em rede para que todos esses profissionais da Saúde, além do profissional de educação física, possam assistir o indivíduo de forma integral, observando tanto o bem-estar social como o bem-estar físico e clínico também. Acredito que seja um passo importante no cuidado integral com a pessoa idosa”, disse o subsecretário de Esporte e Lazer, Daniel Ferreira.

Projeto

A equipe do “Cuidar +” é formada por profissionais das áreas técnicas de Educação Física e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, representadas pelo educador físico Thairone Silva Duarte e pela nutricionista Natália Vicente Sesto Feres, além de estagiários de cursos técnicos de Enfermagem e de Nutrição. Pelo projeto, estão previstas duas visitas semanais a polos da Smel e os idosos do polo do bairro Água Limpa foram os primeiros beneficiados; na próxima semana, a equipe da SMS estará no Ginásio 249.

O projeto elaborado pela médica Sueli Batista de Almeida e pelas enfermeiras da SMS, Stella Maris Gomes de Amorim e Jaqueline Cristina de Souza Batista, além do educador físico Thairone e a nutricionista Natália, tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e ativo da população idosa de Volta Redonda por meio de atividades físicas, educativas e de saúde.

Estão previstas atividades físicas orientadas em diferentes espaços públicos do município, integrando o Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF), a promoção de campanhas educativas, de eventos mensais intersetoriais como caminhadas, oficinas e palestras sobre temas relacionados à saúde, alimentação e bem-estar, além da realização anual da “Semana da Atividade Física e Saúde”, com ações simultâneas em todas as regiões do município.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.