A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de inaugurar seu novo Centro de Exportações. Localizado próximo à fábrica de Resende, o espaço concentra toda a operação de envio de veículos semidesmontados (SKD), que serão finalizados em três unidades da marca no exterior. No último ano, a empresa atingiu o melhor número nessa modalidade, e a iniciativa visa ampliar a eficiência operacional e capacidade logística.
Segundo Adolpho Bastos, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO, a inauguração desse centro representa mais do que uma expansão física: é o símbolo do compromisso com a excelência logística e com o fortalecimento da empresa no exterior.
-Estamos preparados para atender com agilidade e qualidade os nossos clientes em qualquer parte do mundo. Nossos times atuam de forma integrada, identificando as demandas dos países em que estamos presentes e entregando exatamente o que o mercado busca -afirma o executivo.
Com mais de 3 mil metros quadrados, a nova área foi pensada para otimizar o processo de exportação dos kits SKD, que são partes de um mesmo veículo enviadas para montagem final em fábricas localizadas em outros países como: Argentina, México e África do Sul.
-A produção no Brasil é realizada com base nas solicitações previamente feitas pelos importadores, assegurando que cada unidade já tenha sido negociada no mercado de destino antes mesmo de sua fabricação – explica Marco Macedo, supervisor de Logística de Exportação e xKD.
Após a confirmação, os pedidos são programados na linha de montagem da VW Caminhões e Ônibus e cada componente recebe uma identificação específica, assegurando rastreabilidade e organização durante todo processo produtivo. Neste momento são considerados até mesmo os menores itens necessários para a estruturação, como parafusos, porcas e presilhas, por exemplo, garantindo assim a conformidade dos materiais usados de acordo com os
os parâmetros de qualidade da marca. Em seguida as peças são agrupadas em kits conforme a especificação do modelo, embaladas e alocadas em contêineres, que seguem para o país de destino.
“Em julho de 2025, foi realizada a primeira exportação a partir da nova área, a caminho da fábrica em Querétaro, no México. A operação contou com uma remessa de 22 unidades do modelo Constellation 26.320 e teve o apoio logístico do parceiro MTC LOG”, disse.