Sandra Sá, Wagner Tiso e Roberta Sá estão entre as atrações do 23º Festival Sesc de Inverno em Valença e Vassouras

Título do Post Incrível
Evento reafirma sua posição como um dos mais importantes festivais multilinguagem do país - Divulgação/Rafael Ianni

Neste mês, as cidades de Valença e Vassouras, na Região do Vale do Café, recebem mais uma vez o Festival Sesc de Inverno, um dos mais importantes eventos multilinguagem do país. Nesta 23ª edição, o Sesc RJ promove mais de 700 horas de programação artística em 25 localidades do estado do Rio de Janeiro, com mais de 200 atividades em diversas linguagens e mais de mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita – mais de 95% –, e as atrações pagas terão preços populares.

Entre os dias 11 e 26 de julho, a cidade de Valença recebe o evento no Teatro Sesc Rosinha de Valença, que será palco dos shows da banda Luck (11/07, às 20h), que levará ao público sucessos nacionais e internacionais que foram marcantes nas novelas dos últimos 50 anos, com várias interações tecnológicas, com as imagens no telão em sincronia com o grupo; e de Wagner Tiso e o “Clube da Esquina” (16/07, às 20h), onde o músico revisita clássicos do Clube da Esquina, em um show emocionante, que une piano, arranjos sofisticados e memórias musicais. Já a Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima) recebe as apresentações dos artistas Paulinho Moska (18/07, às 21h), que apresenta um repertório de seus maiores sucessos, como “Pensando em Você”, “A Idade do Céu” e “Namora Comigo”, e canções de seu último trabalho, “Beleza e Medo”; e Roberta Sá (19/07, às 21h), com seu festejado espetáculo “Sambasá – Ao Vivo”, que leva ao público o clima das rodas de samba e destaca o ritmo-símbolo do Brasil.

O Festival Sesc de Inverno também levará ao Teatro Sesc Rosinha de Valença uma programação teatral com “Louise e os Ursos” (19/07, às 16h), criado pela Pandorga Cia de Teatro do Rio de Janeiro; “A Menina no Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” (26/07, às 16h), que narra a história da icônica cantora brasileira de forma lúdica, através das canções e passagens marcantes de sua vida – ambas voltadas ao público infantil; e “Senhor Diretor” (25/07, às 20h), que conta a história de uma mulher indignada com o que vê ao seu redor, e resolve escrever uma carta ao diretor de um jornal para falar de seu “horror” pelo caos da sociedade. Todas as atrações são gratuitas.

Já em Vassouras, o Festival Sesc de Inverno acontece nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do município, onde se apresentam dois grandes artistas da cena musical brasileira – Gabriel Sater (11/07), músico multitalentoso que traz para seu público o novo show “Noites Pantaneiras”, fruto do lançamento de seu CD Erva Doce, indicado ao Grammy Latino; e Sandra Sá (12/07), que deu vida a canções que se tornaram verdadeiros hits, leva ao público seu novo show, uma viagem musical por diversos ritmos, que transitam entre MPB, soul, samba e funk. Os shows são gratuitos e acontecem às 21h.

A 23ª edição do festival propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.

Por meio das mais de setecentashoras de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.