Valença recebe o Encontro de Quilombos do Médio Paraíba neste fim de semana, dias 28 e 29, prometendo uma programação de celebração, intercâmbio de saberes e exaltação da ancestralidade. A reunião acontece no Centro Cultural Nação Mestiça, localizado na Rua Maria Rezende, 136 – Cambota.
ㅤ
O evento contará com a presença de figuras ilustres que fortalecem o elo entre cultura, território e ancestralidade: Eduardo Nascimento, gestor público e articulador cultural; DJ JOTA, que promete agitar o baile com música que celebra resistência e liberdade; Mestre Cascão, de Arraial do Cabo, trazendo sua ginga e axé; Mestre Lameira, conduzindo a oficina “Jornada Sagrada Viagem a Belém”, compartilhando a força da tradição oral e musical das Folias de Reis.
ㅤ
O evento é organizado pelo Centro Cultural Nação Mestiça e Instituto Floresta, com o apoio fundamental do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), Ministério da Cultura e Governo Federal.
ㅤ
Programação
ㅤ
Sábado, 29 de junho
– Manhã de Vivências e Saberes, a partir das 9h:
Maculelê com o Prof. Faísca (Centro Cultural Senzala de Capoeira – Resende);
Capoeira com Mestre Juba, expressão ancestral de luta e liberdade;
Jongo com Mestre Marisco (Angra dos Reis), trazendo os tambores e passos dessa tradição viva;
Calango com Mestre Etiópia (Angra dos Reis), explorando a poesia e sabedoria popular;
Reizado, celebrando a tradição oral e musical;
Entrega de graduações de Capoeira, marcando o encerramento das vivências.
– Tarde de Diálogos e Celebrações, a partir das 13h:
Roda de Conversa com representantes do IPHAN, MINC, SECEC e INEPAC, discutindo a preservação e valorização das culturas quilombolas.
– Apresentações culturais:
Jongo do Quilombo São José da Serra;
Jongo Sementes D’África;
Jongo de Pinheiral;
Jongo de Arrozal;
Folia de Reis Jornada Sagrada, com sua bandeira, instrumentos e fé, em uma celebração de devoção e resistência cultural.