Saúde de Volta Redonda capacita mais de 80 profissionais das unidades básicas

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Qualificação visa mais humanização, eficiência e resolutividade na recepção dos espaços da Atenção Primária - Divulgação/PMVR

Com o intuito de proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente nas unidades básicas da Atenção Primária, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo uma qualificação com 86 profissionais que atuam nas recepções dessas unidades. O curso “Qualifica RecepSUS: Aprimorando o Acolhimento e a eficiência no Atendimento da Rede de Atenção à Saúde do município de Volta Redonda/RJ” é um passo importante para melhorar a experiência dos usuários e otimizar os processos de trabalho nas unidades.

“Estamos capacitando os recepcionistas e pessoal administrativo que dá apoio à recepção para oferecer um atendimento de excelência, pautado na humanização, eficiência e resolutividade, contribuindo para a melhoria da experiência do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), além de agilizar os processos”, explicou Marciléa Sá, que é coordenadora do Núcleo de Educação Permanente na Saúde da SMS.

A assistente administrativa Glayce Aparecida da Silva Soares, que atua na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Vila Americana, parabenizou a iniciativa da secretaria, destacando que a recepção das unidades de saúde é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde.

“A humanização é muito importante no processo de trabalho da Secretaria de Saúde. Às vezes a gente, trabalhando na unidade, não tem essa consciência do quanto é importante o acolhimento, a humanização, de você se colocar no lugar do outro e tentar ajudar. E até mesmo para os funcionários se sentirem importantes nesse processo”, explicou Glayce, elogiando a capacitação.

“Eu amei, foi uma capacitação leve, gostosa, com várias dinâmicas maravilhosas, principalmente a dinâmica da teia. Achei que foi muito válido e espero que tenha mais, porque o nosso olhar muda totalmente.”

Ao todo, a capacitação terá quatro turmas, com carga horária de 16 horas, divididas em dois dias, e a previsão é que o curso seja concluído no dia 3 de julho. O conteúdo programático contempla módulos sobre “O SUS e a Humanização do Atendimento”; “Comunicação Eficaz e Relacionamento Interpessoal”; “Acolhimento Humanizado e Gerenciamento de Conflitos”; “Organização do Trabalho e Fluxos da Unidade” e “Ética Profissional e Trabalho em Equipe”.

Durante a qualificação, os profissionais participam de aulas expositivas com diálogo, dinâmicas de grupo e estudos de caso, rodas de conversa, tudo com apoio de materiais impressos e digitais, além de recursos audiovisuais.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, destacou que, dentre os resultados esperados com a qualificação, está a contribuição para a efetivação dos princípios da humanização e do acolhimento no SUS.

“Queremos recepcionistas cada vez mais qualificados, seguros e motivados; e maior agilidade e eficiência nos processos de trabalho da recepção, dentre outros fatores que vão, consequentemente, promover uma melhora significativa na qualidade do atendimento ao usuário do SUS e maior satisfação dos usuários com os serviços prestados”, ressaltou a secretária.

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Correio Sul Fluminense

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