O “Natal da Cidadania 2025” de Volta Redonda será recheado de novidades. A abertura oficial está marcada para o dia 5 de dezembro, às 18h, na Praça Brasil, Vila Santa Cecília, com apresentação da Fanfarra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A programação natalina, que vai até 23 de dezembro, sempre das 18h às 22h, contará ainda com a distribuição de cerca de 25 mil brinquedos.
“O Natal da Cidadania movimenta o comércio, aquece o turismo e, ao mesmo tempo, promove solidariedade. É um momento de união, de reencontros e de celebração da vida. Ficamos muito felizes em poder proporcionar isso para a população de Volta Redonda”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Este ano, o cenário promete surpreender o público: serão 12 árvores de Natal com oito metros de altura (número seis vezes maior que o do ano passado), além de duas árvores de 15 metros com efeitos especiais e uma cerejeira de 10 metros, sucesso da última edição. As estruturas serão distribuídas em pontos estratégicos da praça, como o chafariz e o pórtico principal.
As árvores serão fornecidas por uma empresa contratada, mas toda a concepção artística, os acabamentos e a decoração são fruto do trabalho da equipe do Banco da Cidadania.
A tradicional Casa do Papai Noel também foi totalmente renovada. O interior receberá revestimento novo, meia parede ripada e meia parede vermelha, festões, árvores de Natal, trono e móveis emprestados por uma loja parceira, criando um ambiente acolhedor e repleto de encanto.
Cenário encantador e inclusivo
A ornamentação da Praça Brasil terá novidades marcantes neste ano: um pórtico com estação de trem de frente para o túnel iluminado, grama vermelha, cerejeira com bancos e cinco cisnes luminosos flutuando na fonte central.
O espetáculo visual contará ainda com seis máquinas de neve, duas máquinas de bolhas com fumaça posicionadas nas áreas externas e uma máquina de fumaça instalada na chaminé da Casa do Papai Noel, que vai liberar fumaça em sincronia com o show de luzes, uma novidade deste ano. Além disso, a base do obelisco ganhará uma cascata de luzes, criando um efeito visual especial que promete encantar o público.
“O Papai Noel é um dos grandes destaques: ele realiza um trabalho social voluntário, com ‘barba e barriga verdadeiras’, e recebe cada visitante com muito carinho. Neste ano, o Natal da Cidadania contará com uma aluna da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), reforçando o compromisso com a inclusão e a representatividade”, explicou o coordenador do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini.
A programação natalina contará ainda com apresentações de coral infantil, da fanfarra da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) de ex-alunos e de um coral formado por pessoas do espectro autista. A chegada do Papai Noel também trará uma surpresa especial.