Resende sedia etapa de campeonato internacional de empresa japonesa

Título do Post Incrível
Serão cerca de 600 alunos participantes de 16 escolas - Divulgação/PMR

Resende foi escolhida como uma das três cidades brasileiras a sediar o SPRIX Championship 2025, um campeonato internacional de programação promovido pela empresa japonesa de educação, Sprix. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo universo da tecnologia, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e a preparação para profissões que já fazem parte do presente e continuarão crescendo no futuro.

No município, o projeto envolve 16 unidades escolares, com a participação de cerca de 600 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados de 25 professores-mentores. Para garantir a execução de todas as etapas do campeonato, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Planejamento Educacional Estratégico, oferece suporte direto às escolas.

A preparação para o SPRIX Championship 2025 teve início em 21 de outubro, quando foi iniciada a capacitação dos professores envolvidos. A partir deste processo, os alunos passaram a vivenciar um ciclo de aprendizagem prática voltada à resolução de desafios e problemas por meio da lógica de programação. A grande final está marcada para o dia 16 de dezembro, em São Paulo, reunindo representantes de diversas regiões.

Sobre o campeonato

O SPRIX Championship 2025 se destaca por sua proposta de apresentar a programação como uma ferramenta essencial para o mundo contemporâneo e valorizar a atuação do professor como orientador do percurso educacional dos estudantes.

A secretária de Educação Rosa Frech destacou a importância do evento para o município e para o desenvolvimento dos alunos.

– Esse resultado é fruto do trabalho sério que temos realizado para valorizar nossos profissionais e ampliar oportunidades aos estudantes. Investir em tecnologia e inovação é investir no futuro. Ver Resende entre as cidades brasileiras selecionadas nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo – finalizou.