Barra Mansa amplia uso de câmeras e Angra monitora estradas
Por Redação
Barra Mansa iniciou a instalação de 12 novas câmeras de monitoramento na Região Leste do município. Os equipamentos estão sendo distribuídos estrategicamente nos bairros Vila Elmira, Recanto do Sol, Mangueira, Boa Vista e Nove de Abril, com o objetivo de ampliar a segurança e oferecer maior suporte às ações das forças de segurança.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico para dobrar o número de câmeras em toda a cidade até janeiro de 2026.
-Atualmente, nosso sistema de monitoramento conta com 150 câmeras espalhadas por diversos pontos do município. Com esta expansão, pretendemos aumentar a cobertura em todas as regiões, garantindo que todos os bairros contem com o sistema de vigilância eletrônica – explicou.
O secretário destacou ainda que os equipamentos já instalados na Região Leste já estão em funcionamento e permitem o monitoramento em tempo real das ruas e logradouros, contribuindo para a identificação rápida de ocorrências e reforço na prevenção de delitos. “Cada câmera instalada representa um avanço importante na nossa meta de tornar Barra Mansa mais segura. O sistema integrado também facilita a atuação da Guarda Municipal e das forças de segurança parceiras, garantindo respostas mais ágeis às situações de risco”, completou Abreu.
A ampliação do sistema de câmeras integra um conjunto de ações da Secretaria de Ordem Pública voltadas à modernização da segurança na cidade, incluindo investimentos em tecnologia, treinamento de equipes e integração com órgãos de segurança estaduais. “Nossa expectativa é que, até o início de 2026, todas as regiões do município contem com monitoramento eletrônico contínuo, fortalecendo a prevenção de crimes e promovendo maior tranquilidade para a população”, concluiu.
Angra reforça segurança
A Prefeitura de Angra dos Reis realiza desde as 15h de terça-feira, 28 de outubro, uma operação especial para evitar a entrada de criminosos no município. Todas as vias de acesso à cidade estão sendo monitoradas, com a presença constante de equipes da Secretaria de Segurança Pública e o apoio das forças de segurança.
A ação é preventiva e permanecerá ativa por tempo indeterminado. O prefeito Cláudio Ferreti afirmou que a operação foi montada após as ações de segurança ocorridas na capital fluminense.
— Atenta à operação policial que aconteceu no Rio de Janeiro na terça-feira, e munida de informações da inteligência, nossas equipes tomaram essa medida, para evitar a entrada de criminosos em nossa cidade. A segurança dos angrenses é e sempre será nossa prioridade.
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, a operação foca no monitoramento das entradas da cidade e das comunidades angrenses. Há relatos de que indivíduos ligados ao tráfico de drogas, ao tomarem conhecimento da ação, teriam desistido de seguir para o município.