Tradicional evento esportivo de medicina tem expectativa de levar 10 mil alunos do Estado do Rio e Espírito Santo para Valença
No ritmo das baterias, Valença abre suas portas para receber o Intermed RJ/ES entre os dias 10 e 14 de outubro. A cidade universitária vai reunir estudantes de Medicina de 28 faculdades dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo para o grandioso e tradicional evento competitivo com esporte, cultura, música e muita vibração com a receptividade dos valencianos. Segundo a direção do evento, a expectativa é de que 10 mil estudantes estejam presentes, com impacto direto em setores como comércio, hotelaria, transportes, alimentação e outros e a injeção de R$10 milhões na economia. Para isso, a organização da competição exigiu um planejamento rigoroso e realizado com meses de antecedência.
A competição terá disputas em nove modalidades, que sempre acontecem no turno diurno: cheerleading, bateria, natação, handebol, futsal, vôlei, basquete, cabo de guerra e futebol de campo (única disputada apenas no naipe masculino). Para isso, serão utilizadas as seguintes sedes: Arena UNIFAA, Colégio Arcoverde – Unidade Valença, Clube dos Coroados, quadra do Monte Douro, quadra José Soares dos Reis (Jardim Valença), quadra do CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro, quadra do Colégio José Fonseca e campo de futebol do Monte Douro. Os estudantes visitantes ficarão alojados nos seguintes locais: Centro Universitário UNIFAA, Colégio Theodorico Fonseca, Colégio José Fonseca, Colégio Padre Sebastião, Colégio Almirante Rodrigues Silva, CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro, Colégio da Aparecida, Instituto e Colégio Benjamin Guimarães.
Shows e programações artísticas
Já pela noite, o Intermed ficará por conta dos shows e atrações com grandes nomes do meio artístico. Na sexta-feira (10), o tema será Festa Anos 2000 com a presenta do rapper Filipe Ret e, depois, DJ Corth. No sábado (11), será Festa à Fantasia com GBR e Dj Costa. No terceiro dia, no domingo (12), será Festa do Pijama com Papatinho e a dupla Fabiano & Bonatto. Para fechar o último dia de evento, a competição encerra com a Festa das Atléticas com FP do Trem Bala e Grupo Cozinha arrumada na segunda-feira (13). Nos quatro dias, haverá uma tenda eletrônica com a presença de Pedro Mendonça, Dinelli, Bruno Fernando e Cadu La Cava, respectivamente.
Para ajudar na organização da cidade e receber as delegações universitárias, o Intermed pode contar com o apoio da prefeitura de Valença na edição de 2025. “Os hotéis já estão lotados, muitas casas estão sendo alugadas, e o comércio local vai sentir o impacto positivo desse grande movimento. Quero fazer um convite especial aos comerciantes, principalmente do setor de alimentação, para acreditarem no potencial desse evento e se prepararem para receber bem esse público. Todo o nosso apoio está garantido para a realização do Intermed”, afirmou o Prefeito Saulo Corrêa.
Impulso para economia local
Quem também esteve envolvido na realização dos jogos foi a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) com a disponibilização da Arena UNIFAA e o Colégio Arcoverde para a disputa das partidas, e o Centro Universitário UNIFAA para alojamento. Para o diretor executivo da FAA, José Rogério Neto, receber o Intermed é uma honra que transcende o universo acadêmico e esportivo.
– O evento, que reunirá milhares de estudantes de medicina de todo o país, representa uma celebração da integração, da saúde e do espírito competitivo saudável. Além de promover o intercâmbio cultural e científico entre futuros profissionais da área, a competição impulsiona significativamente a economia local. É uma oportunidade única de colocar a cidade em destaque nacional, fortalecendo sua vocação para acolher grandes eventos e estimular o desenvolvimento regional – destacou José Rogério.
O Intermed também trouxe otimismo para a Associação Comercial Industrial de Valença (Aciva), segundo o presidente Leandro Raider. “A presença de milhares de visitantes durante o período do evento movimentará diversos segmentos do setor produtivo, meios de hospedagem, alimentação, transporte, comércio varejista e serviços em geral. Essa mobilização econômica contribui diretamente para a geração de emprego, para o aumento da renda local e para a valorização dos empreendedores que atuam em nossa cidade. Mais do que o impacto financeiro, o Intermed projeta Valença como uma cidade preparada, acolhedora e com capacidade organizacional para receber grandes eventos, fortalecendo sua imagem como referência em educação, turismo e desenvolvimento regional”, concluiu.
Alerta sobre bebidas adulteradas
Nesta segunda-feira (06), o Intermed – organizado pela Liga Intermed Rio de Janeiro e Espírito Santo (LIRE) em parceria com a Mobi Eventos! reafirmou seu compromisso com a segurança e qualidade do evento, especialmente quando se trata sobre o consumo de bebidas adulteradas.
– Todas as bebidas vendidas nos bares oficiais do evento são adquiridas de distribuidores homologados, com produtos devidamente lacrados, selo de autenticidade e nota fiscal – afirmou, em nota. Ainda, a organização do evento afirmou que não se responsabilizará pela procedência das bebidas adquiridas em locais que não são pontos oficiais do evento. “Desencorajamos o comércio clandestino de bebidas alcóolicas”, concluiu.