Grupo de trilheiros é resgatado no Parque Nacional do Itatiaia

Título do Post Incrível
Incidente aconteceu no Pico das Agulhas Negras - Reprodução/Parque Nacional do Itatiaia

Uma operação de resgate foi realizada no Parque Nacional do Itatiaia (PNI) na manhã desta segunda-feira (7). O socorro foi prestado a cinco trilheiros, que se perderam durante um percurso no local e permaneceram isolados por horas em uma área de difícil acesso do parque. O grupo enfrentou os –9,2 °C de temperatura registrados no local na madrugada desta segunda-feira, conforme a Estação de Campo Belo.


Segundo comunicado oficial da administração do Parque Nacional do Itatiaia, os visitantes acessaram a trilha de escalada do Pico das Agulhas Negras por meio de uma via considerada irregular, apesar dos avisos da equipe do Parque. Os trilheiros teriam se perdido na trilha após um dos integrantes se acidentar no caminho, dificultando o retorno do grupo ao ponto de partida.


– Foi orientado pela equipe da portaria de que o acesso ao cume das Agulhas Negras exigia agendamento prévio, equipamentos adequados e experiência técnica. Mesmo após a negativa formal e a sugestão de trilha alternativa, os visitantes seguiram pela via proibida. Durante a subida pela via “Bira”, um dos integrantes sofreu uma lesão no joelho, dificultando a mobilidade e comprometendo o retorno do grupo, que se perdeu na descida. Diante da temperatura extrema registrada durante a madrugada (-9,2°C), o grupo buscou abrigo improvisado até o amanhecer – esclarece a equipe do PNI.


Ainda de acordo com o comunicado oficial, ao perceber que o grupo não retornou ao fim do dia, a equipe do Parque acionou o protocolo de emergência. Segundo a administração do PNI, as buscas começaram durante a madrugada de domingo, com o apoio do Corpo de Bombeiros. Os visitantes foram localizados por volta das 03h30 em uma fenda na face da montanha. Devido ao risco de hipotermia às vítimas, e ao difícil acesso do terreno, foi necessário o uso de um helicóptero para o resgate.


O socorro foi concluído por volta das 11h30 desta segunda-feira (7). Os primeiros socorros foram prestados em uma área próxima; não foram identificados ferimentos graves em nenhum dos visitantes.
A administração do Parque Nacional do Itatiaia reforça que o acesso a trilhas de escalada exige autorização, preparo técnico e equipamentos adequados, e alerta para os perigos da negligência dessas orientações. A equipe ainda afirma que medidas administrativas estão sendo avaliadas diante do descumprimento deliberado das regras por parte do grupo.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.