Por Redação
A concessionária CCR RioSP, responsável pelo trecho da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), anunciou que com o avanço das obras para construção de novas pistas de subida e descida da Serra das Araras, uma nova programação para detonações de rochas será adotada. O objetivo é assegurar o cumprimento do prazo de entrega da obra.
Segundo CCR, a partir do dia 24 de janeiro de 2026, as interdições passarão a ocorrer também ao sábados, entre 16h e 18h, além dos horários já mantidos de segunda a quinta-feira, de 13h às 15h. A medida visa reforçar a antecipação da obra, cuja conclusão está prevista para 2027.
O projeto contempla a construção de um novo traçado com quatro faixas na pista de subida (sentido São Paulo) e quatro na pista de descida (sentido Rio de Janiero), além de três passarelas para moradores da região. Outras implementações, serão duas rampas de escape na pista de descida para aumentar a segurança dos caminhoneiros e novos 24 viadutos.
Redução do tempo de viagem
A grande aposta das obras de duplicação é a redução de até 50% do tempo de viagem na Via Dutra. Isso porque, no trecho da Serra das Araras, a nova velocidade definida será de 80km/h. Até então, a previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida é em 2028. Já a pista de descida, deverá ser concluída em 2029.
As obras compreendem um trecho de oito quilômetros por sentido, totalizando 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233. Neles, serão construídas 93 contenções, oito pontos de ônibus e três passarelas. Atualmente, a obra se encontra 50% concluída e o projeto já investiu mais de R$1,5 bilhão.