Corpo de filha de vereador de Resende é encontrado em BM

Título do Post Incrível
Policiais civis com apoio de outror órgãos encontram menina desaparecida. Foto: Divulgação Polícia Civil

Por Sônia Paes

Maria Clara estava desaparecida desde 28 de dezembro; caso mobilizou região

O caso envolvendo a filha do vereador de Resende James do Churrasquinho teve um triste final. O corpo Ana Clara de Carvalho Moreira, de 25 anos, desaparecida desde o último dia 28, foi encontrado na manhã de sábado, dia 10, em uma área do bairro Siderlândia, em Barra Mansa. A operação foi encabeçada por agentes da 90ª DP (Barra Mansa), com a ajuda de cães farejadores, do Corpo de Bombeiros, e de órgãos como a Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

O desaparecimento de Ana Clara mobilizou moradores de toda a região Sul Fluminense que acompanhou o sofrimento do pai, que postou vídeos em redes sociais, clamando constantemente por ajuda e informações que levassem ao paradeiro da filha.

Nota de pesar

A Câmara Municipal de Resende dvilgou nota manifestando “profundo pesar, pela passagem de Ana Clara de Carvalho Moreira, filha do vereador James do Churrasquinho”.

– Neste momento de dor, nos solidarizamos com o vereador, seus familiares e amigos, expressando nossas mais sinceras condolências. Que Deus conceda conforto, força e serenidade a todos diante desta perda irreparável”.

Na semana passada, durante buscas, mesmo local onde ela acabou sendo encontrada, policiais acharam o corpo de Marco Antônio de Souza, de 42 anos, que também estava desaparecido desde o último dia 20. Ele era morador de Barra Mansa.

Do desaparecimento ao triste fim

O sumiço de Ana Clara, conforme informações dos próprios familiares, ocorreu depois de ela receber uma mensagem em seu aparelho de celular e sair de casa, em Barra Mansa. A partir de então, ela não fez mais contato com a família e o desaparecimento foi registrado oficialmente aos órgãos competentes.

O delegado da 90ª DP, Marcus Montez, investiga o caso e disse que não pode fornecer detalhes para não atrapalhar o andamento do trabalho. “Espero agora por Justiça”, disse o pai da vítima, que, mesmo sob forte emoção, agradeceu todos os envolvidos na operação que encontrou Maria Clara. James afirmou estar grato ainda a todos os amigos e familiares que o ajudaram durante todo esse período.

Como agir em casos de desaparecimentos

Avise amigos e parentes o mais rápido possível, principalmente os de endereço conhecido do desaparecido, para onde ele possa ter ido.

Percorra os locais de preferência da pessoa.

Tenha sempre uma foto da criança ou adulto atualizada.

Memorize a vestimenta da pessoa e outros detalhes para melhor descrever a pessoa.

No caso de desaparecimento de pessoas idosas, além dos procedimentos padrões citados, torna-se necessário o cancelamento da aposentadoria ou benefícios que o desaparecido recebe. Assim, em situações de tentativas de saques, o gerente da agência deverá comunicar a polícia imediatamente.

O detetive particular pode se tornar uma excelente opção para dar atenção total ao caso e conseguir localizar a pessoa desaparecida o quanto antes, auxiliando as autoridades locais, que muitas vezes não conseguem conciliar o grande número de ocorrências diárias com a busca as pessoas desaparecidas.

Para efetuar o registro do caso é importante que a família informe todas as características possíveis do desaparecido.

Existe um instrumento de apoio à sociedade brasileira para localização de pessoas desaparecidas, dentre elas crianças e adolescentes, que é o site de desaparecidos do Ministério da Justiça.