Audiência pública em Angra dos Reis

Título do Post Incrível
Prefeitura de Angra dos Reis. Foto: Ana Luiza Peres Rossi

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou, nesta sexta-feira (30), audiência pública para apresentação da prestação de contas das ações e serviços prestados na área da saúde durante o primeiro quadrimestre de 2025.

A audiência foi conduzida pelo vereador Edinho Rodrigues, presidente da Comissão de Saúde, acompanhado pelo vereador Chapinha, que também integra a comissão. Representando a Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Rossinol Silva, da Superintendência de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação (SUPCAR), apresentou os dados sobre os investimentos realizados no setor durante o período.

Déficit na arrecadação

Durante a apresentação, o vereador Edinho questionou o déficit de R$ 115 milhões na arrecadação do município. De acordo com a explanação técnica, a queda está relacionada à redução no repasse do recurso ordinário vinculado à Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (DECLAN), que influencia diretamente no cálculo do ICMS repassado ao município.

Como resposta, obteve a informação de que o déficit se dá em virtude da queda no recurso ordinário do DECLAN, Declaração Anual para o IPM, que registra o índice de participação do município e implica diretamente na arrecadação do ICMS, gerando renda para o município, auxiliando na aplicação de serviços. A secretaria de saúde afirmou que apesar da queda, todos os serviços foram prestados devidamente.

O diretor-geral do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), Filipe Rosa, informou que estão previstas reformas nas enfermarias da unidade e destacou ações em andamento, como melhorias no serviço de nutrição, implantação de protocolos de humanização, padronização de procedimentos e implementação do protocolo de atendimento a casos de AVC.

O vereador Edinho Rodrigues solicitou relatórios detalhados com os valores dos contratos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e do Hospital Municipal da Monsuaba (HMAR). Também pediu informações sobre os medicamentos disponíveis na cesta básica para prescrição médica e mencionou reclamações recebidas por gestantes atendidas no HMAR.

O vice-prefeito e secretário de Esportes, Rubinho Metalúrgico, utilizou a tribuna para se manifestar sobre o trabalho da Secretaria de Saúde, reforçando a importância da continuidade das ações em benefício da população angrense.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.