Pinheiral entrega nova sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

Título do Post Incrível
Novo espaço traz mais dignidade, acessibilidade e cuidado às famílias da cidade - Divulgação/PMP.

A Prefeitura de Pinheiral inaugurou nesta quinta-feira (04) a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, agora instalada na Praça Teixeira Campos. O espaço foi totalmente revitalizado para oferecer mais conforto, dignidade e acolhimento às famílias que necessitam dos serviços socioassistenciais do município, além de melhores condições de trabalho aos servidores que atuam diariamente no atendimento à população.

A nova sede integra em um único endereço diversos serviços essenciais, como o atendimento do CEAM com espaço adequado para as crianças, a Sala Lilás em parceria com a Patrulha Maria da Penha, o setor de Direitos Humanos, áreas de convivência e acolhimento, além do suporte administrativo, almoxarifado e o atendimento do Cadastro Único, garantindo mais agilidade, acessibilidade e organização no fluxo de atendimento.

O prefeito Luciano Muniz ressaltou que a nova estrutura representa mais que uma melhoria física, mas um marco na forma como a cidade enxerga a política de proteção social. “Estamos aqui em mais uma entrega para nossa cidade. Precisamos dar dignidade, carinho e atenção às pessoas que muitas vezes chegam aqui fragilizadas e buscando apoio. Muito mais do que uma casa bonita na praça, este é um local de fácil acesso que trará acolhimento, respeito e cuidado. Também representa melhores condições de trabalho aos nossos profissionais, que agora têm um ambiente mais apropriado para desenvolver suas funções”, destacou o prefeito.

A secretária Cláudia Cambraia emocionou-se ao falar do significado do novo espaço para a rede de atendimento do município. “As palavras fogem para descrever esse momento. Hoje, não estamos apenas inaugurando um prédio, mas reafirmando o compromisso com a proteção social. A Assistência possui um leque muito grande de ações. Não somos apenas a Secretaria da cesta básica. Trabalhamos para garantir direitos, fortalecer vínculos e proporcionar novas oportunidades. Aqui, estaremos ainda mais próximos das pessoas que precisam de nós”.

Durante o evento, também foi entregue um veículo novo destinado ao apoio das ações socioassistenciais, reforçando ainda mais a capacidade de atuação da Secretaria em toda a cidade, seja na busca ativa de famílias vulneráveis, no apoio aos equipamentos da rede ou no acompanhamento de programas essenciais.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, moradores e dos vereadores Ronilton Assis (Ronilton do Cruzeiro), Rodinelli Oliveira (Canário), Tânia Amorim, Jordácio Elias Mendonça e Charles Santos (Charlinho), que participaram desse momento de avanço para a cidade e reforçaram o apoio ao fortalecimento da política de assistência social.  Representando a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, o chefe de gabinete Anderson Coelho e o superintendente estadual de Segurança Alimentar, Victor Hugo Miranda, também participaram do evento.

Com essa conquista, Pinheiral reafirma seu compromisso com o cuidado, a proteção social e a promoção dos direitos humanos, fortalecendo o atendimento às famílias e valorizando os servidores que dedicam seu trabalho à população todos os dias.

Café do Trabalhador também é inaugurado

Além da entrega da nova sede, Pinheiral também celebrou, no mesmo dia, a inauguração do Café do Trabalhador, na Praça Nilton Pena Botelho, no bairro Bela Vista. O programa, fruto da parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, garante café da manhã completo por apenas R$ 0,50, composto por uma bebida quente de 200 ml (café puro, café com leite ou leite puro), um pão com manteiga e uma fruta. Pensado para oferecer energia e nutrição adequadas a quem inicia cedo sua rotina de trabalho, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 9h, ou até o término dos kits do dia. Com essa nova estrutura, a Prefeitura reforça o compromisso com a segurança alimentar e com a valorização de quem movimenta e faz a cidade acontecer diariamente.