Os roubos a estabelecimentos comerciais e de carga zeraram em novembro em Volta Redonda, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), no comparativo com novembro de 2024. A cidade também registrou quedas no furto de celular, roubo de rua e letalidade violenta, reforçando a tendência de diminuição dos crimes observada ao longo do ano. Os números consolidam Volta Redonda como uma das cidades mais seguras do estado e valorizam ainda mais o comércio da cidade, visto a proximidade com as festas de fim de ano e o período de maior movimento nas áreas comerciais.
Reforço do patrulhamento
Os resultados positivos são atribuídos aos investimentos feitos pelo Poder Público, a integração entre as forças de segurança e o reforço no patrulhamento. Um desses investimentos foi a criação da Patrulha de Proteção Comercial. Lançada em maio deste ano, o serviço atua todos os dias reforçando a segurança nas áreas comerciais. Além do patrulhamento diário, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) criou um grupo de WhatsApp destinado a atender ocorrências em tempo real nos bairros da cidade.
Acumulado anual também cai
No acumulado de janeiro a novembro, comparando com o mesmo período do ano passado, o roubo de veículo caiu 46% (de 26 para 14), o roubo de rua reduziu 39% (de 84 para 51), e o roubo de carga segue sem nenhum registro em 2025. O furto de veículo teve redução de 34%, diminuindo de 95 para 63 registros, enquanto o furto a transeunte apresentou leve queda de 3% (de 34 para 33). O furto de celular também recuou 4% (de 136 para 131), e o roubo a estabelecimento comercial manteve estabilidade, com 15 registros em ambos os anos.