Futebol do Sul Fluminense vive temporada de frustrações

Título do Post Incrível
Voltaço não conseguiu emplacar uma boa sequência na Série B. Foto: VRFC

Por Thomás de Paula

Após o tão comemorado acesso para a Série B conquistado em 2024, o Volta Redonda viveu uma temporada marcada por altos e baixos em 2025, culminando no rebaixamento do clube. Com um início promissor de temporada, o Voltaço decide manter o técnico Rogério Corrêa para 2025 após conquistar o acesso para a Série B e o título da Série C com uma campanha sólida nas fases finais da competição.

Em 2025, o Voltaço teve um bom início de temporada com uma boa campanha no Campeonato Carioca, ficando em segundo lugar na primeira fase e sendo eliminado nas semifinais pelo Fluminense. Mas os resultados negativos começaram a vir ao montes na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, sendo rebaixado com 3 rodadas de antecedência com 36 pontos conquistados. O clube encerrou sua participação na Série B na vice-lanterna com 8 vitórias, 12 empates e 18 derrotas.

A temporada de 2025 do Volta Redonda foi marcada pelo recorde de derrotas do clube neste século, com 22 derrotas em 51 jogos, superando a temporada de 2022, quando o Voltaço teve 21 derrotas em 61 partidas.

No sub-20, o Voltaço se saiu bem no Campeonato Carioca, sendo campeão da Taça Rio Sub-20 após uma virada heroica na final contra o Bangu.

Resende

Na Série A2 do Campeonato Carioca, o Resende assim como nos anos anteriores se frustrou na briga pelo acesso para a primeira divisão estadual, o clube chegou até a última rodada da primeira fase com chances de classificação para as semifinais da Série A2, sendo eliminado com a derrota para o Olaria por 3×0, ficando fora do G4 e terminando a temporada com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas na Série A2. Na Copa Rio o Gigante do Vale também se despediu precocemente da competição, sendo eliminado pela Portuguesa nas oitavas de final do torneio.

No sub-20, o Resende também se frustrou na reta final da primeira fase da Série A2 do Campeonato Carioca, ficando fora do G4 nas últimas rodadas após brigar pela vaga nas semifinais ao logo da competição.

Pérolas Negras

Após o acesso para a Série A2 em 2024, o Pérolas Negras teve dificuldades para se adaptar à segunda divisão e brigou contra o rebaixamento até a última rodada, se mantendo na A2 após derrotar o Audax por 3×1, ficando na 8ª posição da tabela com 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Em setembro, após o fim da temporada da equipe profissional, o clube anunciou que mudaria de sede, se transferindo para o município de Piraí e realizando suas partidas no Campo do Rodoviário. A mudança surtiu efeitos para o Sub-20, que chegou até a final da Série A2 do Campeonato Carioca Sub-20, sendo derrotado nos pênaltis pela Cabofriense.

Univassouras

Na Série B1 do Campeonato Carioca, o Univassouras teve uma temporada decepcionante na competição após a boa campanha em 2024, quando terminou a Série B1 na 3ª colocação na tabela. Em 2025, o clube terminou a primeira fase na 9ª posição com 13 pontos, escapando do rebaixamento para a Série B2 do Campeonato Carioca.

Barra Mansa

Mesmo com as frustrações do Barra Mansa na disputa da Série B2 do Campeonato Carioca, o clube que anteriormente apenas não conseguia se classificar para as semifinais da competição viveu neste ano uma das piores temporadas do clube, que além de ter uma péssima campanha na Série B2 sem uma única vitória, foi afastado da competição pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) após suspeitas de manipulação de resultado, sendo ainda rebaixado na última rodada para a Série C. O clube informou que vai buscar reverter a decisão e evitar o rebaixamento do clube. O Barra Mansa encerrou a participação na Série B2 com 2 empates, 6 derrotas e nenhuma vitória.

Paraty

Com a conquista inédita do título da Série C do Campeonato Carioca em 2025, o Paraty teve uma campanha decente na Série B2, tendo um início promissor com uma vitória na estreia, mas logo a equipe do Paraty viveu um momento de oscilação e teve uma sequência de jogos sem vitórias e perdeu as chances de classificação para as semifinais na penúltima rodada, a equipe teve 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas na Série B2.

Nas categorias de base, o Paraty foi campeão da Taça Waldir Amaral, título da primeira fase do Campeonato Carioca Sub-17. Agora o clube se prepara para as semifinais da competição.

Angra dos Reis

A equipe angrense em 2025 disputou a Série C do Campeonato Carioca junto com o Paraty no primeiro semestre, mas ao contrário da equipe da cidade vizinha que conquistou o acesso, o Angra dos Reis brigou pela vaga nas semifinais, mas ficando apenas na 7ª colocação com 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.

EC Resende

Outra equipe que também disputou a Série C estadual, o EC Resende ficou logo atrás do Angra dos Reis, na 8ª posição com 5 vitórias, 0 empates e 7 derrotas.