Restando duas rodadas para o fim da Série B, o Volta Redonda está matematicamente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. O rebaixamento foi confirmado após a vitória do Botafogo-SP contra o Amazonas, e com o resultado, o Tricolor de Aço não pode mais sair da zona de rebaixamento. Na mesma rodada, o Voltaço foi derrotado pelo Athletico Paranaense na Arena da Baixada por 2×0, e chegou a uma sequência de 4 derrotas seguidas, incluindo um 1×0 contra o Botafogo-SP, 1×0 contra o Coritiba e 2×1 contra o Operário.
Campanha fraca
Os baixos investimentos, resultados ruins fora de casa e contratações que não corresponderam foram refletidos pela péssima campanha na segunda divisão. Entre os jogadores contratados para reforçar a equipe, o setor ofensivo foi o mais prejudicado, com poucas contribuições em gols, o Voltaço até o momento foi o pior ataque da Série B com apenas 23 gols marcados.
Fim de ciclo
Com o rebaixamento decretado, o técnico Rogério Corrêa anunciou que irá deixar o clube no fim da temporada, o treinador era o 3º mais longevo do futebol brasileiro com 1 ano e 9 meses no cargo, atrás apenas de Rogério Ceni do Bahia e Abel Ferreira do Palmeiras. Rogério Corrêa deixa o cargo após conquistar o título de campeão da Série C com o Volta Redonda.