Volta Redonda participa de seminário em Brasília

Título do Post Incrível
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda participou neste mês do Seminário Nacional de Atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, realizado em Brasília (DF) - Divulgação/PMVR

Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda participou nesta semana do “Seminário Internacional Pessoas em Situação de Rua: Cuidado Integral e Direitos Já!”, realizado na Fiocruz Brasília, no Distrito Federal. Durante o evento, os integrantes da Smas apresentaram o projeto “Tarde das Mulheres”, desenvolvido pelo Abrigo Municipal Seu Nadim, que foi selecionado para compor a programação oficial do seminário.

O seminário buscou fomentar uma nova compreensão social sobre a população em situação de rua, reconhecendo suas histórias, subjetividades e potências, além de incentivar a construção de soluções integradas e sustentáveis por meio da articulação intersetorial.

O encontro reuniu especialistas, autoridades, lideranças sociais e representantes de instituições do Brasil e do mundo para discutir práticas, políticas e estratégias de cuidado voltadas à população em situação de rua. Entre os palestrantes de destaque, estavam Diana Alarcón, assessora especial da presidente do México (Claudia Sheinbaum); Isabel Licha, especialista em política social da Venezuela; e Roberto Carlos Angulo, secretário distrital de Integração Social de Bogotá (Colômbia). Do Brasil, participaram nomes como Padre Júlio Lancellotti e Sônia Fleury, pesquisadora da Fiocruz.

Sobre o projeto

O projeto “Tarde das Mulheres” tem como objetivo criar um espaço mensal de acolhimento e fortalecimento para mulheres em situação de rua, por meio de rodas de conversa, atividades práticas e momentos de cuidado. A iniciativa responde à baixa adesão feminina ao acolhimento institucional em Volta Redonda, mesmo diante do aumento da população feminina em situação de rua.