Encontro reforçou integração da companhia e setor empresarial
A diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR) fez uma visita guiada à Usina Presidente Vargas (UPV), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na última quarta-feira (24). O grupo de empresários e convidados conheceu de perto as principais etapas do processo siderúrgico, em uma programação que incluiu palestras, visitas técnicas e momentos de integração.
A recepção ocorreu no Centro de Pesquisa da companhia, com café da manhã e abertura conduzida por Márcio Frazão Guimarães Lins, diretor executivo de Siderurgia da CSN. Em seguida, Daniel Ximenes, gerente de Inovação e Tecnologia, apresentou um panorama dos processos produtivos — da extração do minério ao produto final.
– Momentos como este reforçam a integração entre a CSN e a sociedade de Volta Redonda, além de valorizar o trabalho que realizamos diariamente para manter a companhia alinhada às melhores práticas e tecnologias do setor siderúrgico – afirmou Lins.
Durante a manhã, os visitantes acompanharam as etapas da Aciaria. Após o almoço no Hotel Bela Vista, o grupo seguiu para a Laminação. Ao longo do percurso, gerentes de área detalharam aspectos técnicos e esclareceram dúvidas, enriquecendo a experiência dos participantes.
O presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes, destacou a relevância da iniciativa. “Reforço meu agradecimento ao diretor Márcio Lins pela oportunidade oferecida à nossa diretoria. A CSN é, e sempre será, a matriz da nossa economia. É motivo de grande importância e satisfação para todos nós ter uma empresa desse porte em nossa cidade.”
Semana de prevenção
Ainda, a prefeitura de Volta Redonda marcou presença na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) da CSN realizada entre os dias 23 e 25 deste mês, com a participação de cerca de 400 colaboradores da indústria.
Segundo a secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred), Neuza Jordão, iniciativas como essa reforçam a importância do trabalho conjunto entre Poder Público e setor privado.
– Nossa participação na Sipatma é fundamental para levar informação, orientar e prevenir riscos entre os colaboradores. Queremos promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, contribuindo para o bem-estar de todos – afirmou a secretária Neuza Jordão.
Durante o evento, a Semapred montou um estande interativo onde os colaboradores puderam responder a um questionário anônimo sobre hábitos de vida e uso de álcool e outras drogas, além de jogos de aposta, possibilitando um mapeamento dos riscos e a elaboração de futuras ações de prevenção. Também estão previstas capacitações para gerentes e diretores, abordando a nova norma da NR1, que trata da prevenção e promoção da saúde do trabalhador.