Creche Geralda Muzza promove projeto “Contos para ler, histórias para sonhar” em Pinheiral

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Iniciativa com brincadeiras, literatura e imaginação transforma o aprendizado das crianças. Divulgação/PMP

Em Pinheiral, a Creche Geralda Muzza de Faria Barbosa está encantando crianças com o projeto “Contos para ler, histórias para sonhar”, que leva o universo da literatura infantil para crianças de 0 a 3 anos de maneira lúdica e afetiva. A iniciativa tem como objetivo estimular a imaginação, a linguagem e a expressão corporal, além de valorizar o protagonismo infantil e fortalecer vínculos entre crianças e adultos.

O projeto utiliza contação de histórias, dramatizações e brincadeiras sensoriais, proporcionando experiências que misturam fantasia e realidade. A cada faixa etária, atividades específicas foram planejadas para atender ao desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças.

No berçário, os alunos da professora Rosimere Pessôa, conheceram o livro “Dudu e a caixa”. As crianças exploraram caixas de diferentes tamanhos, empilhando, abrindo, virando e se escondendo, descobrindo sons, texturas e o espaço do próprio corpo.

Já no Maternal I, com a professora Maiara Vieira, o livro “O Lenço” inspirou brincadeiras com lenços de diferentes cores, tamanhos e texturas. As crianças exploraram movimentos amplos, sensações táteis, brincaram com luz e sombra e interagiram umas com as outras, reforçando a socialização e o prazer pela descoberta.

A diretora da creche, Patrícia de Oliveira, ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças: “Investir em atividades que despertam a imaginação e promovem a interação desde a primeira infância é essencial. ‘Contos para ler, histórias para sonhar’ não só fortalece o vínculo entre professores e alunos, como também incentiva cada criança a se perceber como protagonista de suas próprias descobertas.”

Entre os resultados do projeto, estão o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, a ampliação do vocabulário e da expressão verbal, o estímulo à criatividade e simbolização e o fortalecimento das relações entre pares e com os adultos.

O projeto evidencia a importância de valorizar o protagonismo infantil, permitindo que as crianças expressem ideias, recriem histórias e se reconheçam como sujeitos capazes de construir sentido sobre o mundo. Além de estimular a linguagem, a imaginação e a criatividade, a iniciativa fortalece vínculos afetivos, tornando o aprendizado uma experiência prazerosa e significativa.

Atualmente, a rede municipal de educação conta com 498 alunos matriculados nas oito creches municipais.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

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