A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred), marca presença nesta semana no XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), que acontece de 10 a 13 de setembro no Rio Othon Palace Hotel, na capital fluminense. Reconhecido como um dos maiores e mais tradicionais encontros científicos sobre dependências químicas e comportamentais no Brasil, o congresso reúne especialistas, profissionais e entidades nacionais e internacionais para discutir rotas e desafios na prevenção, tratamento e recuperação de dependentes, abordando também as novas tendências e as melhores práticas para o enfrentamento dessas condições.
A secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, representa o município no evento, destacando que a participação da Semapred fortalece o compromisso da prefeitura com a atualização científica e o aprimoramento das políticas públicas no município.
“É um privilégio representar Volta Redonda neste congresso, que reúne os maiores especialistas no combate às dependências. A Semapred segue com seu compromisso de fortalecer políticas públicas que apoiem a prevenção e a recuperação de pessoas afetadas, além de colaborar no desenvolvimento de soluções que possam beneficiar não apenas nossa cidade, mas também o Brasil como um todo. Este evento nos proporciona a oportunidade de trocar experiências, aprender com as melhores práticas e aprimorar as ações que já estamos implementando em Volta Redonda”, ressaltou a secretária.
Com o tema “Rotas e Desafios na Prevenção e Tratamento: navegando nas Dependências da Contemporaneidade”, o evento propõe uma reflexão profunda sobre os avanços nas estratégias de prevenção e os desafios contemporâneos do tratamento das dependências. Durante o congresso, serão promovidos colóquios, mesas redondas, workshops, minicursos e conferências, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos entre profissionais das áreas de saúde, justiça, assistência social, educação e direito.
Curso EAD de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas
Além da representatividade no congresso internacional, a Prefeitura de Volta Redonda também firmou parceria com a Abead para a realização de um curso EAD visando capacitar educadores, profissionais da rede de proteção social e lideranças comunitárias, com o objetivo de prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. O curso pretende formar um Grupo de Desenvolvimento e Monitoramento (GDM), que será responsável pela implementação e acompanhamento de estratégias preventivas nas escolas e na comunidade. O lançamento será no dia 22 de outubro, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso abordará os fundamentos da Ciência da Prevenção de Drogas, discutindo aspectos sociais, culturais e psicológicos do uso de substâncias, a importância da escola e dos serviços de saúde na prevenção, e as melhores estratégias educativas para fortalecer habilidades socioemocionais nos jovens. Além disso, serão discutidas formas de articular a rede de proteção social para ações conjuntas de prevenção e cuidado, com foco em práticas baseadas em evidências científicas.
O curso contará com a participação de renomados especialistas, como a psicóloga Selene Franco Barreto (presidente da Abead), a enfermeira Alessandra Calixto (2ª vice-presidente da Abead), entre outros profissionais da área. A certificação será emitida ao final do curso, e o conteúdo técnico-científico terá validade de 2 anos.