Equipes do Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) e do Revismep (Refúgio de Vida Silvestres Estadual do Médio Paraíba) – unidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) – realizaram na tarde dessa quinta-feira (23) a soltura de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo, após o animal passar por cuidados no Zoo-VR. A devolução do jacaré à natureza aconteceu em uma área adequada para a espécie.
De acordo com o diretor do Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda, o biólogo Jadiel Teixeira, o filhote chegou ao Zoo-VR no dia 23 de junho, trazido voluntariamente pela Guarda Municipal Ambiental de Barra Mansa, que solicitou ajuda para avaliação e cuidados do animal.
“O jacaré apresentava sinais de desnutrição, desidratação e anemia. Após quatro meses de tratamento e reabilitação, o jacarezinho pôde voltar à natureza. O retorno à natureza foi feito em área com suporte para a vida do animal, protegida e longe do contato com seres humanos”, explicou Jadiel.
O cuidado animal do Zoo-VR acontece por meio do programa de reabilitação desenvolvido pela instituição. Animais resgatados após acidentes ou frutos de doações voluntárias – motivadas pela ilegalidade de manter um animal silvestre em cativeiro –, recebem tratamento veterinário adequado e depois são reinseridos na natureza. Somente neste ano, animais como corujas, gambás e socó-boi foram devolvidos à natureza após passarem por tratamento no Zoo-VR.
“É um programa que tem um papel fundamental para garantir que esses animais resgatados recebam os cuidados necessários e, sempre que possível, que eles possam ser devolvidos à natureza, a seus habitats naturais. Esse é o papel do Zoo-VR: conservar e promover a educação ambiental”, destacou o diretor do Parque Zoológico Municipal.