A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, se reuniu na última semana com dois diretores do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), órgão do governo estadual responsável por executar medidas socioeducativas para jovens e adolescentes, e que tem como objetivo acautelar, atender e acompanhar esses jovens para a reintegrá-los à sociedade. O objetivo do encontro foi firmar um compromisso em benefício dos jovens assistidos, com um projeto da estudante de Psicologia, Milena Tavella, da UFF (Universidade Federal Fluminense), estagiária da SMDH.
Contribuição para sociedade
“O objetivo do projeto é trabalhar com os adolescentes e jovens no sistema provisório, ajudando na reflexão sobre masculinidade, respondendo questões como: ‘O que é ser homem?’, ‘Homem pode chorar?’, ‘Homem pode ser sensível?’, ‘Homem precisar ser violento?’. Ajudá-los nessa reflexão, contribuindo para diminuir a raiva e a violência”, explicou a secretária Glória Amorim. “Nada mais justo em contribuir com a sociedade na produção de conhecimentos, num projeto visando a prevenção da violência”, afirmou Millena.
Sobre o projeto
Serão quatro encontros com os jovens, sempre às segundas-feiras. O coordenador-geral do Degase, Paulo Roberto Batista, informou que eles trabalham com jovens de 12 aos 21 anos incompletos na internação provisória de até 45 dias, onde são avaliados através de relatórios enviados ao Poder Judiciário. “Já temos um acordo, uma data agendada para uma atividade com os adolescentes. Eu fico feliz em proporcionar esta parceria que vai ajudar muito na formação socioeducacional dos jovens”, enfatizou a diretora do Degase, Josimeire Fernandes.