Volta Redonda estreia primeira academia para bebês e crianças pequenas

Título do Post Incrível
A rede Baby Gym, uma das maiores do segmento no Brasil, também abriu portas no interior do estado do Rio. Foto: Divulgação

Por Isadora Ventura

Um novo espaço dedicado à prática de atividades físicas só que com um público-alvo um tanto quanto mais novo: este é conceito da academia Baby Gym, que abriu sua mais nova unidade em Volta Redonda, no interior do Estado. Em vez do tradicional ‘levantar peso’, os alunos, que já podem ser matriculados a partir de dois meses de idade, participam de atividades que trabalham os sistemas cognitivo, motor, emocional, psicomotor, sensorial e social.

Na prática, as aulas são estruturadas para dar segurança e previsibilidade à criança. O foco principal é o ‘brincar livre’, permitindo que a criança possa usar o corpo para explorar, que também ajuda a evitar o excesso de telas que já é comum entre crianças mais novas. “Na correria do mundo e com o excesso de informações, o contato da família com a criança diminuiu drasticamente. Diminui o brincar e até o tempo de chão”, explicou o dono da franquia e profissional de educação física, Douglas Silva.

A estrutura das aulas são intuitivas. Elas começam com uma música de boas-vindas, passam pelas etapas de psicomotricidade e sensorial, e concluem as atividades com uma música de despedida. A franquia atende desde crianças de meses até 6 anos, em turmas separadas por faixa etária. O objetivo é praticar os estímulos certos para cara idade certa e claro, os pais e responsáveis também são uma peça fundamental durante as aulas.

‘Intervenção no momento certo’

De acordo com Douglas Silva, é comum que muitas crianças não cheguem no desenvolvimento da faixa etária e que se estivessem sido expostas a este ambiente terapêutico, poderiam ter tido outro prognóstico.

– Trabalho com desenvolvimento infantil e análise do comportamento há muito tempo. Vendo as crianças chegarem nos ambientes terapêuticos com 3, 4 e 5 anos, sem e com diagnósticos recentes, a gente consegue perceber que talvez muita coisa poderia ter sido feito antes de chegarem neste ambiente terapêutico. Então, veio a ideia junto com a minha esposa, de poder dar este gás e conhecimento que adquirimos para a criança já recém-nascida – afirma.

Ou seja, a ideia é entender a necessidade de uma intervenção na vida da criança no momento certo. Quanto antes desenvolver o estímulo, melhor ela se desenvolverá e, sobretudo, com a participação dos pais, que já possuem o trabalho de conduzir os filhos, como facilitador da atividade.

– Nós montamos a estrutura pedagógica das atividades. Todas orientadas e específicas, mas permitimos que os pais conduzem o exercício para que a criança os tenha como referência. O brilhantismo é que toda atividade é voltada à família, para que também possam ter esse fortalecimento de laços e vínculo. E nada mais importante para fortalecer um vínculo do que o contato, a continuidade e a cumplicidade que as atividades proporcionam – concluiu Douglas.

Aliás, segundo o Ministério da Saúde, é recomendado que as crianças testem atividades diferentes e variadas para garantir uma base de proteção para lesões precoces. No futuro, as práticas ajudam no desenvolvimento motor, no controle de peso e ainda aumentar as chances de ter um futuro mais ativo.

Como se inscrever

A Baby Gym oferece planos em formato Trimestral, Semestral e Anual. A criança pode realizar uma aula experimental e caso os pais decidam fechar o plano, não será cobrado. Posteriormente, é possível realizar aulas avulsas.

A unidade fica localizada na Rua 52, número 48, no bairro Vila Santa Cecília. Os pais interessados também podem entrar em contato pelo telefone (24) 99328-4319.

*Estagiária sob supervisão de Ana Luiza Rossi