Outra mudança é com relação ao início das obras previstas agora para 2028
Por Sônia Paes
O projeto do tão sonhado trem-bala – que ligará Rio-São Paulo – tem nova informação. Reduziu o número de estações. Serão apenas quatro: Rio de Janeiro, em São Paulo, em Volta Redonda e em São José dos Campos. A previsão inicial era de oito paradas. Essa é a segunda alteração feita no projeto e anunciada pela TAV Brasil, que vai operar o trem de alta velocidade. O início das obras têm previsão para 2028. O plano original apostava em 2027.
A TAV Brasil mantém a saga em busca de investidores principalmente da China, incluindo grupos espanhóis e fundos de investimento. Detalhe: para tirar o projeto do papel são necessários em torno de R$ 60 bilhões.
A empresa tem autorização federal válida por 99 anos, dentro do novo marco legal das ferrovias, que permite a execução mediante autorização e sem necessidade de licitação. A operação comercial está estimada para começar em 2032.
Estação será no bairro Roma
Em Volta Redonda, a parada do projeto de trem-bala ficará no bairro Roma. No ano passado, quando representantes da TAV Brasil visitaram o município, o prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que a prefeitura fará o que estiver ao seu alcance para apoiar a iniciativa, classificando-a como um “projeto gigante e com grande alcance econômico e social”. O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, ressaltou, na ocasião, os motivos que levaram à escolha do município para abrigar uma das estações de embarque e desembarque de passageiros.
-O município de Volta Redonda foi escolhido para contar com uma estação do trem de alta velocidade porque, juntamente com Barra Mansa, Volta Redonda é um grande polo de geração de viagens, contando com uma localização privilegiada entre o Rio e São Paulo. Instalar uma estação do trem de alta velocidade no município vai, com certeza, potencializar ainda mais essa característica da região. A instalação de um terminal rodoviário junto com o terminal ferroviário é uma iniciativa muito importante, na medida em que existe uma complementaridade entre os dois terminais, o que aumenta a capilaridade do trem de alta velocidade – explicou, na época.
Chegada no Rio
O ponto de chegada na capital carioca deve ser a estação Barão de Mauá (Leopoldina). Já em São Paulo, ainda está sendo discutido o local das estações. As informações foram dadas pelo CEO da TAV Brasil (Trem de Alta Velocidade), Bernardo Figueiredo, durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, realizado em São Paulo.
Ainda consta no projeto, que as fontes utilizadas para operar o trem serão renováveis, com menos emissão de carbono. Em um comparativo, a empresa afirmou que índices internacionais apontam que a emissão de carbono de um avião é 128, enquanto a do TAV é 4 por passageiro por quilômetro, o que traria uma drástica redução na emissão de gases poluentes.
Para o projeto, a TAV tem até o final de dezembro para apresentar à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) os estudos de viabilidade. Aliás, a ANTT acompanhará todas as fases de projeto.
Tempo de viagem reduzido
Esperado por mais de duas décadas, a implantação do trem bala permitirá uma desconcentração urbana, uma vez que as pessoas poderão morar fora das grandes cidades com muito mais conforto. A rota atual em uma viagem de carro, por exemplo, levaria cerca de 07h30. Com o trem, que poderá atingir a velocidade de 350km/h, o tempo seria reduzido em 01h30.4
Novela começou em 2007
O projeto é discutido desde 2007, mas só, em 2024, ganhou viabilidade jurídica e técnica com a entrada em vigor de um novo marco regulatório para o setor ferroviário. Para o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), trata-se de uma iniciativa que envolve engenharia de alta complexidade e múltiplas especialidades, incluindo infraestrutura ferroviária, planejamento urbano, engenharia ambiental, transportes e tecnologia.