‘Volta Redonda Cidade da Música’ é destaque em concurso nacional

Título do Post Incrível
Projeto da prefeitura ganhou menção honrosa no Prêmio Alda Oliveira 2025 de práticas de ensino de música nas escolas brasileiras de educação básica

O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” recebeu menção honrosa no Prêmio Alda Oliveira 2025, concorrendo pela categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado do concurso, promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), junto com a Revista Música na Educação Básica, foi anunciado no fim de semana.

A maestra Sarah Higino, professora do “Volta Redonda Cidade da Música” – que recebeu a premiação representando o projeto –, afirmou que o reconhecimento pela Abem coloca o município em destaque no cenário nacional.

“A premiação é muito importante e mostra que o ‘Vota Redonda Cidade da Música’ promove o ensino da música com qualidade nas escolas da rede municipal”, disse a maestra, lembrando que concorreram 80 projetos.

O nome do prêmio – Alda Oliveira – homenageia a educadora musical, pianista, compositora e acadêmica, uma das fundadoras da Abem e que acaba de completar 80 anos. “A associação reúne educadores musicais, docentes de universidades e é muito bom que o nosso projeto esteja se destacando nesse universo”, completou Sarah Higino.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar práticas inovadoras e relevantes de ensino de música nas escolas de Educação Básica do Brasil. A iniciativa busca valorizar professores/as e instituições que promovem a educação musical de forma significativa, contribuindo para o desenvolvimento e a formação dos estudantes.

Ensino da música em Volta Redonda

O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” é mantido pela prefeitura e beneficia cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira há 51 anos, o “Cidade da Música” inclui Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos.

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou o grande alcance do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”. “O projeto é um orgulho para a nossa cidade. Os alunos da rede municipal de ensino começam pela musicalização, estudam e praticam música desde os anos iniciais do Ensino Fundamental”, falou.

O projeto formou gerações de músicos e cidadãos, graças a um sonho idealizado pelo maestro Nicolau. “Mas temos a sorte de contar com uma pessoa tão dedicada quanto a nossa maestra Sarah Higino, que merece todos os nossos aplausos por apresentar o trabalho feito com os estudantes de Volta Redonda para o Brasil e o mundo”, completou o prefeito.