Seguindo o compromisso de ampliar o acesso ao saneamento básico em Vassouras, a Rio+Saneamento avança com novas frentes de obras para modernizar e expandir a rede de esgoto do município. As equipes atuam na implantação de cerca de 2 km de tubulação nos bairros Centro, Residência e Grecco. As intervenções permitirão que todo o esgoto coletado nessas regiões seja direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barão de Vassouras, contribuindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.
No bairro Centro, foram implantados mais de 1,5 km de novas redes de esgoto, contemplando as seguintes ruas e avenidas: Marechal Paulo Torres, Aldo Cavali, Antônio Inácio da Silva, Galeno Gomes, José Hoppe e Manoel Tomé da Rocha. Nos bairros Residência e Grecco, a Rio+Saneamento realiza melhorias e adequações nas redes já existentes, garantindo que os efluentes sejam direcionados à ETE.
No bairro Residência, a concessionária ampliou cerca de 330 metros da rede de esgoto, contemplando as ruas Orlando Santos, Dr. Hélio Almeida Pinto, General Niemeyer, Horácio de Carvalho, Plínio Magalhães e Pio XII.
Para Fábio Tinoco, gerente regional da Rio+Saneamento, a expansão da rede representa um passo importante da concessionária, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a saúde dos moradores.
“Ampliar os sistemas de saneamento é essencial para melhorar a qualidade de vida da população. Essa expansão garante a coleta adequada do esgoto, evitando a contaminação das redes de drenagem e dos corpos hídricos. Além disso, contribui para a melhoria das condições de saúde em Vassouras, já que o esgotamento sanitário está diretamente relacionado ao bem-estar e saúde da população”, destacou o gerente.
Projeto prevê 10 km de novas redes na cidade
O projeto para expandir a rede de esgoto em Vassouras, iniciado em 2024, segue em ritmo acelerado. As intervenções, que ao serem concluídas beneficiarão cerca de 3 mil moradores, contemplam a instalação de 10 km de novas redes coletoras de esgoto e abrangem os bairros Residência, Grecco, Centro, Madruga, Carvalheira, Mancusi, entre outros.
Paralelamente, a concessionária realiza ações de sensibilização ambiental junto à população, com a distribuição de materiais informativos e atendimentos itinerantes voltados à orientação dos moradores. A iniciativa reforça a importância de interligar corretamente os imóveis à rede pública de esgoto, garantindo mais eficiência ao sistema e contribuindo para a preservação ambiental.
No último ano, a Rio+Saneamento concluiu a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barão de Vassouras, em um trabalho que também envolveu a recuperação de quatro estações elevatórias. Atualmente, a unidade tem capacidade para tratar 25 litros de efluentes por segundo, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município.
A Rio+Saneamento já investiu mais de R$ 16,5 milhões em melhorias na rede de esgoto de Vassouras. Para os próximos dois anos, a concessionária projeta investir aproximadamente mais R$ 17 milhões.