Tempestades causam estragos no Médio Paraíba

Título do Post Incrível
Em Volta Redonda, ações da prefeitura se concentraram no bairro São Sebastião para retirada de lama após intensa chuva - Divulgação

Por Ana Luiza Rossi

Fortes chuvas atingiram a região Sul Fluminense nesta última semana. Em Volta Redonda, a precipitação registrada neste sábado (17) provocou quedas de árvores, alagamentos e acúmulo de lama nas vias públicas. Para isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) realizou ações de limpeza e desobstrução das áreas residenciais que foram afetadas na cidade.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, equipes foram distribuídas por diversos bairros. No Laranjal, a rua de acesso à Igreja Assembleia de Deus e na Rua 154, houve remoção de galhos de árvore, assim como no bairro Niterói. No bairro São Sebastião, as ações se concentraram na retirada de lama das ruas B13 e B6.

No bairro Retiro, também foram registradas quedas de árvores na Rua Luvinia Faria e no Cemitério Municipal. No Santa Rita do Zarur, houve queda de um muro. Ainda houve ocorrências nos bairros Conforto, Village Santa Helena e Vila Mury.

Já no bairro Açude, moradores registraram e divulgaram pelas redes sociais um alagamento próximo a sede da associação de moradores. “Entra ano e sai ano, a população do bairro Açude continua sofrendo. Foi investido cerca de R$ 4 milhões no ano passado pela prefeitura e Governo do Estado para solução dos problemas de enchentes que assolam a nossa comunidade. Até quando vamos continuar sofrendo?”, questionou o líder comunitário Alan Cunha, em suas redes sociais.

De acordo com a secretária de Serviços Públicos, Poliana Moreira, os trabalhos de limpeza neste sábado (17) ocorreram em toda cidade com apoio de quatro caminhões e uma retroescavadeira.

Aliás, um relatório da Defesa Civil apontou no mesmo sábado que foram registrados 48 milímetros de chuva com rajadas de vento de até 40 km/h, além de uma elevação de 0,80 centímetro no nível do Rio Paraíba. Ao todo, foram cerca de 15 ocorrências, além de diversos bairros que relataram falta de energia elétrica.

Rio Claro segue com doação de insumos

A cidade de Rio Claro também passou por uma grande chuva que atingiu a cidade na última quarta-feira (14). No sábado (17), a prefeitura anunciou que mantém o cronograma de ações emergenciais para atendimento das famílias atingidas pelo temporal com a entrega de insumos doados pelo Governo do Estado, no Centro de Convenções. Os materiais chegaram na sexta-feira e seguem em distribuição.

Entre os itens entregues estão colchões, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a quantidade de donativos recebida foi baseada em um levantamento prévio realizado pelo município junto às áreas atingidas. O atendimento será retomado nesta segunda-feira, das 8 às 17 horas, para contemplar quem ainda não recebeu os itens.

As famílias que por ventura ainda não realizaram cadastro junto à Assistência Social poderão procurar atendimento também na próxima semana. Já a retirada de roupas poderá ser feita diretamente nos CRAS de Rio Claro, facilitando o acesso da população aos donativos.

“Agradecemos o apoio do Governo do Estado, da população, das entidades e de todos que se mobilizaram em um momento difícil para o município. A atuação conjunta foi fundamental para ampliar o alcance da ajuda e garantir resposta rápida à situação emergencial”, disse o prefeito Babton Biondi.

Situação de emergência

Vale lembrar que, na última quinta (15), Biondi assinou o Decreto nº 4916/2026, que declara Situação de Emergência na cidade após episódios de alagamento, deslizamentos, transbordamentos de rios e transtornos nas rodovias, especialmente na RJ-149. Com os alagamentos, cerca de 57 residências fora atingidas, afetando cerca de 200 pessoas.

O município registrou cerca de 107,2 milímetros de chuva em uma hora no pluviômetro do CEMADEN, instalado no Morro do Estado. O distrito de Lídice também registrou cerca de 30 milímetros.