Tande destaca trabalho da Defesa Civil durante chuvas

Título do Post Incrível
Rio Sesmaria atingiu a cota de transbordo no sábado (24). Foto: Divulgação

Resende teve zero desalojados, desabrigados ou casas atingidas

O balanço de ocorrências registradas em razão das chuvas em Resende foi divulgado pela Defesa Civil. O monitoramento levantou dados deste último sábado (23), domingo (25), até a manhã de segunda-feira (26). As equipes permanecem em monitoramento contínuo após as atuações preventivas e emergenciais em diferentes pontos da cidade, que ganharam elogios do prefeito da cidade, Tande Vieira.

– O trabalho rápido e coordenado evitou danos maiores e garantiu a segurança da população, que é sempre a nossa prioridade – afirmou.

Registros

No sábado, o nível do Rio Sesmaria começou a subir, levando a Defesa Civil a se deslocar imediatamente para o bairro Ipiranga, onde passou a acompanhar o comportamento do rio. O nível atingiu 2,84 metros às 23h34, chegando a 3,30 metros à 1h17 da madrugada de domingo. Às 2h52, o nível começou a baixar, alcançando 2,80 metros.

No mesmo dia, o Canal da Alegria transbordou e atingiu parcialmente as avenidas das Mangueiras e do Canal Sul e Norte. Após cerca de 23 minutos, a água retornou à calha e a situação foi normalizada. Não houve residências atingidas, nem registro de desalojados ou desabrigados.

Na manhã de domingo, o rio voltou a subir e ultrapassou a cota de transbordamento, chegando a 4,35 metros. A sirene da viatura da Defesa Civil foi ligava para alertar moradores dos arredores. A água atingiu a Avenida Sesmaria, o início da Rua José Geraldo Coutinho e a Rua Rodolfo Pellini Filho, sem alcançar residências. Não houve registro de desalojados ou desabrigados. Ainda durante a manhã, a situação foi completamente normalizada.

Ainda, o órgão foi acionado após um veículo cair em buraco que se abriu no bairro Itapuca. o local, foi constatado o desalinhamento da rede de drenagem e de esgoto, possivelmente causado pelo grande volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas, que chegou a 80,4 mm. A área foi isolada por segurança, e o veículo foi removido com o auxílio de uma retroescavadeira, após autorização da proprietária. Não houve feridos.

Também foi registrada uma queda de barreira na RJ-151, onde já foram mobilizadas máquinas e caminhões para iniciar os trabalhos de desobstrução. O trecho foi totalmente liberado após 2h30, sem acidentes.

Na manhã da última segunda, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de queda de árvore na margem da Avenida Ayrton Senna, no bairro Surubi. A queda provocou um processo de erosão na margem da via, que foi isolada com fitas de segurança e blocos de concreto. O volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas chegou a 82,2 mm.