O secretário municipal de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, esteve em Brasília, na semana passada. No Distrito Federal, ele se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na tentativa de obter nova incorporação ao teto financeiro destinado pelo Governo Federal à oncologia no município. Além disso, também solicitou verba para aquisição de uma nova máquina de acelerador linear, a fim de ampliar a capacidade da realização de radioterapia. O encontro entre ele e o ministro foi intermediado pela deputada federal Laura Carneiro.
Sérgio Gomes aposta que a busca por novos equipamentos é fundamental para a continuidade e evolução dos tratamentos. “Estamos falando de tecnologia de ponta, que poderá aumentar nossa capacidade de atendimento e oferecer ainda mais segurança e eficácia no tratamento”, disse. E completou: “Pudemos apresentar em detalhes todo o trabalho desenvolvido em Barra Mansa”.
No ano passado, a alta complexidade oncológica da Santa Casa realizou 20.450 atendimentos ambulatoriais, 12.634 sessões de quimioterapia, 287 radioterapias e 858 cirurgias. De acordo com o médico, produção excedente em 2025 já está estimada em mais de R$ 1 milhão acima do teto pactuado com o Governo Federal. “A oncologia é uma prioridade para nós, pois significa salvar vidas”.