A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Volta Redonda abriram inscrições para o Fórum da Juventude com o tema Políticas de Juventude pela Justiça Climática, voltado para jovens dos 15 aos 29 anos de idade. Durante o evento, que acontece no dia 28 de novembro (sexta-feira), às 8h, no campus da Estácio – na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, nº 530, no bairro Aterrado –, também serão eleitos os novos membros do conselho para o biênio 2026/2027.
As inscrições para participar do fórum podem ser feitas até o dia do evento pelo link: https://forms.gle/DC3Ks3kvcbCJhA7z5. O tema central Políticas Públicas de Juventude pela Justiça Climática será tratado em quatro eixos de discussão: Mitigação e adaptação climática nos territórios; Mobilidade urbana verde e universal; Combate à poluição industrial e seus impactos socioambientais; e Educação climática e cidadania ativa da juventude.
A equipe da Sejuv também vai organizar ações pré-fórum em colégios estaduais como o C.E. Presidente Roosevelt e o C.E. Rondônia para formar grupos de trabalho. O objetivo é antecipar as discussões sobre os eixos temáticos e incentivar a juventude de Volta Redonda a participar do fórum.
Eleição para o CMJ-VR
O Conselho Municipal da Juventude de Volta Redonda é formado por 25 membros, incluindo representantes do Poder Público municipal (40%) e da sociedade civil (60%). Os interessados em se candidatar devem se inscrever até o dia 23 de novembro pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuw3hjDNEc9VxBYTzhfRIRQ8pNqPmoOaCdo28bOXacz5uATw/viewform.
As cadeiras disponíveis para candidatura são para dois representantes do movimento estudantil, sendo um do movimento universitário e um do movimento estudantil secundarista, ambos de instituições com unidade em funcionamento no município; um representante da juventude religiosa organizada de Volta Redonda; três representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Movimentos Sociais do interesse da juventude organizada em Volta Redonda; e dois representantes das associações de moradores.
Além de dois representantes da juventude de Volta Redonda organizada em torno do esporte; dois representantes da juventude de Volta Redonda organizada em torno do movimento cultural; um representante da juventude do setor empresarial de Volta Redonda; e um representante da juventude de sindicatos de trabalhadores de Volta Redonda.
A função do Conselho Municipal da Juventude é garantir que as políticas públicas voltadas para os jovens sejam construídas com a participação ativa da juventude. Ele representa os interesses de diferentes grupos e realidades, propõe ações e programas, acompanha e fiscaliza a execução das políticas existentes e mantém um diálogo direto com a prefeitura e demais órgãos públicos.
O grupo também incentiva o protagonismo juvenil, promove debates e iniciativas, participa da elaboração do Plano Municipal de Juventude e atua na defesa e ampliação dos direitos dos jovens, assegurando diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades.