Resende e Pinheiral foram as primeiras cidades a anunciar ações
As prefeituras da região Sul Fluminense começaram a anunciar ações para o mês de outubro que contemplem a campanha do “Outubro Rosa”, que promove a conscientização sobre os cuidados necessários para tratar o câncer de mama.
Em Resende, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizará uma série de rodas de conversa sobre a importância da prevenção da doença ao longo do mês. As atividades acontecerão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e serão abertas a toda a população, com início sempre às 9h.
As rodas de conversa serão realizadas nas seguintes datas e locais:
2/10 – CRAS Toyota
7/10 – CRAS Lavapés
9/10 – CRAS Jardim Esperança
14/10 – CRAS Itapuca
16/10 – CRAS Parque Minas Gerais
24/10 – CIEE (Estácio)
— O Outubro Rosa é um momento de reflexão, conscientização e união. Nossas rodas de conversa são espaços de acolhimento, informação e troca de experiências. Queremos que toda a população participe, porque quanto mais falarmos sobre prevenção e autocuidado, mais vidas podemos salvar – disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.
Pinheiral
Em Pinheiral, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que intensificará as ações voltadas à saúde da mulher, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, durante todo o mês de outubro. Entre as medidas, estão a coleta do exame preventivo (Papanicolau) e avaliação clínica das mamas durante os horários estendidos das Unidades de Saúde da Família, além de palestras com orientações sobre o tema e a disponibilização de exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal para as profissionais de saúde.
Dentro da programação, a SMS realizará o Dia D do ‘Outubro Rosa’, uma mobilização de conscientização e cuidado com a saúde da mulher, neste sábado (18). Durante a data, todas as unidades estarão abertas oferecendo coleta do preventivo e avaliação clínica das mamas.
O câncer de mama e o câncer do colo do útero estão entre os mais incidentes na população feminina, mas podem ser prevenidos ou tratados com sucesso quando identificados em estágios iniciais. Para isso, alguns exames são essenciais, como a mamografia, indicada para mulheres de a partir dos 40 anos a cada dois anos; o exame preventivo (Papanicolau), para mulheres de 25 anos; o exame clínico das mamas, realizado em consultas de rotina pelos profissionais de saúde; além da ultrassonografia de mama e transvaginal, utilizado em casos específicos. O município possui um aparelho de mamografia, que atende à demanda sem filas e dois aparelhos de ultrassonografia, garantindo exames rápidos e acessíveis para a população feminina.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Roquini, a iniciativa é fundamental para ampliar o acesso das mulheres aos exames preventivos e reforçar a importância do cuidado regular com a saúde. “O Outubro Rosa é um momento de lembrar que a prevenção deve estar presente em todas as fases da vida da mulher. Com o Dia D, queremos facilitar o acesso das pacientes, orientá-las e mostrar que o diagnóstico precoce salva vidas. Temos percebido muitas faltas aos agendamentos do preventivo, por isso é fundamental que as mulheres compareçam para garantir que todos tenham acesso aos exames e cuidados necessários”, destacou.
As unidades de saúde de Pinheiral já funcionam em horário estendido até as 19h; durante esse período, será realizada a coleta do exame preventivo (Papanicolau). O atendimento por unidade é o seguinte: Parque Maíra, às quartas-feiras; Centro, às terças-feiras; Palmeiras, às terças-feiras; Bela Vista, às quartas-feiras; Três Poços, às terças-feiras; Varjão, às quartas-feiras; Ipê, às terças e quintas-feiras; Cruzeiro, às segundas e terças-feiras; e São Jorge, às terças-feiras.