Região na expectativa sobre posição de peças do xadrez político

Título do Post Incrível
Pleito de outubro deve trazer nova divisão no jogo político do Sul Fluminense - Clareana Cunha/Flickr

Tradicionais políticos continuam no páreo e ainda é pequeno número de estreantes

Por Sônia Paes

Se grande parte dos brasileiros fala em alto e bom tom que o país começa a funcionar mesmo somente depois do Carnaval, no mundo político a história é bem diferente. O recesso nas repartições públicas não é estendido às costuras partidárias que estão a todo vapor. Em Volta Redonda-RJ, cresce o número de pretensos candidatos à Alerj e a Câmara Federal.

Os atuais – Munir Neto e Jari de Oliveira – estão no páreo de novo e concorrem aos mesmos cargos: estadual. Na Câmara Municipal, o vereador Raone Ferreira tentará alcançar uma vaga para deputado estadual, enquanto Rodrigo Furtado, tentará ir para Câmara dos Deputados. Raone provavelmente pode trocar de sigla. Deixa o PSB e engrossa as fileiras do PT. Rodrigo Furtado, que foi para o PL na última eleição, deve continuar no partido.

O ex-deputado estadual Edson Albertassi tem a pré-candidatura praticamente confirmada. Quer voltar à Alerj, com uma dobradinha com a deputada federal Dani Cunha, como noticiou a coluna Magnavita. Ainda segundo a coluna, Albertassi estaria às voltas para não sofrer alegação de inelegibilidade. Um nome cotado para estrear na política de Volta Redonda, como adiantou com exclusividade o colunista e diretor do Correio da Manhã, Cláudio Magnavita, é Renata Pançardes, mulher do empresário Luciano Pançardes, dono dos jornais Diário do Vale e A Voz da Cidade.

Ela deve concorrer a deputada estadual em dobradinha com a deputada federal Daniela Carneiro, esposa do ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Entrará na seara da política feminina e concorrerá com a deputada estadual Célia Jordão, com base eleitoral em Angra dos Reis.

Negócios à parte

O ex-governador Luiz Fernando Pezão trabalha o nome do vereador Betão, seu enteado, para estadual. A informação foi divulgada em primeira mão pela coluna Magnavita, que falou ainda sobre a saia justa que Pezão enfrentará, já que é um grande aliado do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que apoiará evidentemente o irmão Munir Neto, que entra na briga para manter sua cadeira na Assembleia.

O delegado titular da Delegacia de Piraí, Antonio Furtado, é outro que deve se arriscar este ano para deputado federal. Furtado tem o carinho do eleitorado da direita e conseguiu chegar à Câmara Federal, em 2018, na então onda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, foi o deputado mais votado do Sul Fluminense.

Ex-prefeitos com os pés em 2026

O ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, atual subsecretário de Relações Institucionais do governo Cláudio Castro, definiu que vem para deputado estadual. Tem na bagagem dois mandatos como prefeito e obras como o centenário Pátio de Manobras, entre suas bandeiras da pré-campanha. Drable, desde o ano passado, se aventura na área de comunicação, fazendo entrevistas com lideranças políticas, incluindo o próprio governador, seu amigo pessoal, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, nome forte para o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo Drable e Marcelo Cabeleireiro estarão lado a lado novamente nesta eleição para a Alerj. Detalhe: a troca de farpas promete ser dura e acirrar os ânimos em Barra Mansa, como ocorrem em todas as campanhas eleitorais, majoritária ou proporcional.

O atual Secretário de Saúde de Itatiaia, Diego Balieiro, ex-prefeito, por dois mandatos, na cidade vizinha de Itatiaia, aquece as turbinas para vir na corrida a estadual. Deixou o governo municipal com alto índice de aprovação e terá apoio do atual prefeito Tande Vieira, eleito com suas bençãos em 2024.

Em Angra dos Reis, o ex-prefeito Fernando Jordão, marido de Célia Jordão, articula sua pré-campanha nos bastidores. Enfrentará o empresário Renato Araújo, derrotado nas eleições municipais para prefeito e agora na corrida para deputado federal. Tem o ex-presidente Bolsonaro como seu principal aliado político. Jordão terá Cláudio Ferreti, seu sucessor, como aliado de primeira hora. Ou seja: o jogo continua, com as mesmas peças, em ordens diferentes no tabuleiro.