Por Isadora Ventura
Com a missão de servir com amor, cuidado e proteção, o projeto ‘Entre Nesta História’, de Volta Redonda, vem oferecendo atendimentos de suporte para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, que hoje mantém uma casa de apoio, também foca seus esforços em frentes hospitalares, escolares e sociais.
Ao Correio Sul Fluminense, a diretora do projeto, Rose Nacaratti, explicou sobre o projeto e como funciona. Aliás, a inspiração para a criação da ação veio de um momento delicado em que a diretora vivenciou em 2002, enquanto seu filho esteve internado.
– Esse trabalho nasceu da dor de uma mãe que, no hospital, sentiu na pele a angústia e a esperança de tantas outras. Fiz uma promessa de voltar para contar histórias e, em 2012, recebemos o convite para começar o trabalho no Hospital Dr. Munir Rafful – contou Rose.
A ação é dividida em três pilares: a capelania hospitalar, onde voluntários levam acolhimento espiritual por meio de histórias, musicoterapia e reflexões; a capelania social, no qual em uma casa de apoio atende as famílias com itens de necessidade básica; e a capelania escolar, cujo projeto oferece palestras de orientação, prevenção e valores.
Casa de apoio
Aliás, o projeto ganhou dimensão e atualmente, a casa de apoio já atende cerca de 100 crianças com serviços de reforço escolar, atendimento psicopedagógicos e psicológicos, além do fornecimento de lanches. As famílias assistidas também recebem apoio com cestas básicas, roupas e outros itens essenciais.
Todo o trabalho é realizado por voluntários, mas segundo Rose, a dificuldade para tocar o projeto são as finanças, já que maioria dos itens oferecidos as famílias são de doações. Para isso, interessados no projeto podem fazer doações de itens como roupas, sapatos, alimentos, leite, biscoitos, descartáveis, brinquedos, jogos pedagógicos, fraldas, além de móveis e eletrodomésticos em condições de uso.
Para quem deseja se voluntariar, é necessário passar por uma capacitação. “É preciso ter treinamento, pois entramos em hospitais e escolas. Tudo é passado no treinamento para que a pessoa saiba como atuar”, concluiu a diretora.
Serviço
– Projeto Entre Nesta História
– Contatos: (24) 99843-3141/(24) 99923-5832
– Redes sociais: @projetoentrenestahistoria
*Estagiária sob supervisão de Ana Luiza Rossi