Primeiras turmas do Projeto Profi-San concluem curso técnico em Programação de Jogos Digitais em Itatiaia 

Título do Post Incrível
Iniciativa é desenvolvida pela parceria entre RioSolidario, Nissan, Firjan SENAI e Secretaria de Estado de Educação do RJ. Foto: Divulgação

A primeira turma do Projeto Profi-San celebrou, nesta quarta-feira (10/12), em Itatiaia, no Sul Fluminense, o encerramento do curso técnico em Programação de Jogos Digitais, com a apresentação dos jogos desenvolvidos ao longo da formação. O evento consolida os resultados da parceria entre RioSolidario, Nissan, Firjan SENAI e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). A mostra dos projetos evidencia o impacto da iniciativa na formação e na vida dos jovens do município.

Lançado em 2023, o Profi-San integrou o Ensino Médio à qualificação técnica em Programação de Jogos Digitais, oferecendo aos estudantes uma formação inovadora e alinhada às exigências do mercado tecnológico. Paola Figueiredo, presidente do RioSolidario, destaca a importância de iniciativas conjuntas.

– O sucesso do Profi-San demonstra como a colaboração entre educação pública e iniciativa privada pode gerar impacto social concreto, criar oportunidades e promover o desenvolvimento local – comemora Paola.

A Nissan também destaca o alinhamento com suas metas globais.

– Como parte do nosso plano Nissan Ambition 2030, queremos contribuir para um mundo mais limpo, seguro e inclusivo. Estamos muito orgulhosos do sucesso deste projeto, que busca ampliar o potencial de empregabilidade de jovens do Sul Fluminense, região que abriga nossa fábrica no Brasil – afirma Ana Genaro, gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil.

Além da grade curricular diferenciada, o programa proporcionou infraestrutura inédita na região, já que o CIEP 488 – Ezequiel Freire passou por uma obra de adequação e recebeu laboratórios modernos equipados com tecnologia de última geração, criando um ambiente completo para o aprendizado.

A secretária de Estado de educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, reforça o papel estratégico da iniciativa.

– A escola tem um papel condutor no projeto de vida de cada um dos nossos jovens. Participar de um projeto como esse reforça não só o compromisso do Governo do Estado com um ensino público de qualidade, mas também a importância de desenvolver competências alinhadas aos desafios atuais do mercado e aos arranjos produtivos de cada região do nosso estado – explica a secretária.

Os alunos das duas primeiras turmas, agora formadas, tiveram importantes oportunidades de projeção nacional. Apresentaram seus jogos em importantes eventos esse ano, como o Rio Innovation Week, que aconteceu no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de agosto, e a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília, entre 6 e 9 de outubro. As participações ampliaram a visibilidade do potencial criativo e técnico dos jovens de Itatiaia e reforçaram o papel do programa no incentivo à inovação.