Presidente da INB é exonerado do cargo

Título do Post Incrível
Marcelo Xavier Castro deixa o cargo dois meses após assumir a presidência da INB. Crédito: Redes Sociais

O presidente da INB (Indústria Nucleares do Brasil), Marcelo Xavier Castro, foi exonerado do cargo. No seu lugar entra interinamente, Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, Recursos Minerais, que tomou posse em agosto, assim como Marcelo Xavier. A queda de Xavier, indicado pelo deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), teria sido em virtude de retaliações do governo Lula por causa da derruba da MP, que taxaria rendimentos de aplicações financeiras e apostas esportivas e compensaria a revogação de decreto que previa aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A direção da INB

Marcelo Xavier de Castro tomou posse em agosto, assim como os diretores Itamar de Almeida (Finanças e Administração) e Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho (Recursos Minerais) assumiram suas funções no dia 13 do mesmo mês. Na ocasião, não houve mudança na diretoria de Combustível Nuclear, ocupada Reinaldo Gonzaga, e na de Enriquecimento Isotópico, que tem à frente o contra-almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano.

Reunião do CNPE promete ser explosiva

Ao que tudo indica, conforme fontes ouvidas pelo Correio Sul Fluminense, a reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), marcada para o dia 31, terá uma pauta para lá de bombástica: a direção das empresas do setor energético e a conturbada novela sobre as obras de Angra 3, iniciadas ainda na década de 80.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que preside o Conselho, deverá ser bombardeado. Ele é um ferrenho defensor da continuidade da construção da usina, mas estaria perdendo forças, principalmente após Hugo Leal, seu aliado, ter ajudado a derrubar a MP que fazia parte do pacote fiscal do presidente Lula para aumentar a arrecadação e conter os gastos públicos. Aliados do presidente estariam com sangue nos olhos para revidarem a posição dos partidos da base aliada com relação à MP.